A formação do pedagogo em reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600

Palavras-chave:

Formação inicial, Pedagogia, Formação de professor

Resumo

Objetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorada em Educação (UFPB). Professora Adjunta do Centro de Educação (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE e Editora da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Brasil. Email: lia_fialho@yahoo.com.br

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Brasil. E-mail: geniferandrade@yahoo.com.br

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. A formação do pedagogo em reflexão. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, p. 171–186, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios