ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304

Palavras-chave:

Orientação Educacional, Educação profissional, Gestão escolar, CEETEPS

Resumo

A orientação educacional destinada às escolas de educação profissional está presumida nos documentos oficiais do Estado de São Paulo há quase um século, no entanto, seria disseminada em todo o território paulista somente a partir de 2014. O artigo tem por objetivo delinear a inserção destes profissionais, suas atribuições funcionais e os aspectos destacados de sua atuação, analisando a orientação educacional presente nas Escolas Técnicas Estaduais ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Baseado em estudos exploratórios, sobre os dados obtidos por meio de pesquisa documental e das experiências de autoria, identificaram-se os primeiros momentos da função, as dificuldades das escolas em obterem candidatos qualificados à função, os eixos de atuação fundamentais destes sujeitos, bem como outras considerações relevantes para uma reflexão sobre a prática e a gestão da educação profissional técnica de nível médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutor e Mestre em Educação pela UNESP - Marília. Graduado em Música (UEL – Londrina). Professor na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. ORCID: 0000-0002-4612-4063. E-mail: pconst2@gmail.com

Marília Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutora em Engenharia (POLI – Universidade de São Paulo/USP). Mestre em Qualidade pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados (Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC SP). Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. ORCID: 0000-0003-0225-8155. E-mail: marilia.azevedo@fatec.sp.gov.br

Sérgio Eugenio Menino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutorando em Política Científica e Tecnológica no IGE/UNICAMP, Mestre em Tecnologia (CEETEPS). Graduado em Ciências Econômica (FAAP/SP). Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. ORCID: 0000-0001-8498-0808. E-mail: sergio.menino@cps.sp.gov.br

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

CONSTANTINO, P. R. P.; AZEVEDO, M. M. de; MENINO, S. E. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 285–304, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9081. Acesso em: 24 abr. 2024.