Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino

Autores

  • Cássia Santos Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palavras-chave:

Língua estrangeira, PLE/ELE, Livro didático, Interculturalidade, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

TEIXEIRA, C. S. Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/903. Acesso em: 19 abr. 2024.