Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino

  • Cássia Santos Teixeira
Palavras-chave: Língua estrangeira, PLE/ELE, Livro didático, Interculturalidade, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Trata-se de uma investigação que viabiliza ao leitor perceber o atual enfoque dado às questões interculturais nos livros didáticos de PLE/ELE, bem como entender como se pode trabalhar a interculturalidade das línguas em estudo nos livros didáticos. Pretende-se, ainda, refletir sobre o atual contexto do ensino de PLE/ELE, especificamente no Brasil, buscando fazer uma interface entre língua, cultura e identidade, para assim, entender como se dá o processo da interculturalidade para o ensino de línguas. Por conseguinte, será feita uma análise intercultural nos livros didáticos selecionados a respeito da interculturalidade neles existente. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos culturais embasados por alguns teóricos, os quais têm contribuições relevantes para este trabalho, na perspectiva intercultural de estudiosos que abordam as práticas educacionais, enfocando sempre o papel do indivíduo no processo ensino/aprendizagem, assim como nas análises feitas sobre o livro didático na visão de pesquisadores sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1504
  • PDF downloads: 421
Como Citar
Teixeira, C. S. (2013). Livro Didático de PLE/ELE: Uma Perspectiva Intercultural na Abordagem de Ensino. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(3). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p