Vibração de Barras em Pequena Amplitude com Efeito Geométrico

Autores

  • ALEXANDRE WAHRHAFTIG
  • REYOLANDO BRASIL
  • JOSÉ BALTHAZAR

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palavras-chave:

Dinâmica das estruturas. Não-linearidade geométrica. Princípio dos trabalhos virtuais. Investigação experimental. Frequência natural de vibração.

Resumo

Na engenharia, um grande número de estruturas podem ser modeladas como barras em balanço. Algumas dessas estruturas, por características que lhe são intrínsecas, são sensíveis a ações de natureza dinâmica. A frequência fundamental de vibração é fator preponderante para o cálculo das forças devidas ao vento. Normalmente, a consideração do efeito da força axial sobre as frequências naturais de uma estrutura remete a sistemas de equações diferenciais com solução inviável do ponto de vista da vida prática do engenheiro. Este artigo desenvolve uma expressão matemática simples para o cálculo, em pequenas amplitudes, da frequência fundamental para barras em balanço, que leva em conta a presença da solicitação axial. Essa expressão foi validada por ensaios dinâmicos em laboratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALEXANDRE WAHRHAFTIG

Departamento de Construção e Estruturas, Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

REYOLANDO BRASIL

Departamento de Estruturas e Geotécnica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

JOSÉ BALTHAZAR

Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (UNESP),
Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

WAHRHAFTIG, A.; BRASIL, R.; BALTHAZAR, J. Vibração de Barras em Pequena Amplitude com Efeito Geométrico. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/892. Acesso em: 25 abr. 2024.