Edegard Gomes, Escritor Utile et Dulce

Autores

  • Ricardo Tupiniquim Ramos

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palavras-chave:

Edegard Gomes. Teoria e escritura do conto.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a edição corrente de dois textos inéditos do escritor e jornalista carioca Edegard Gomes. O primeiro trata teoricamente do conto, explorando-lhe a estrutura e a temática e comparando-o às vezes com o romance, outras, com a novela, e parece ter sido construído a partir das reflexões pessoais e da prática do autor, como contista, e de uma série de citações indiretas, de autores diversos, constantes no seu final; como, contudo, não se enquadra na estrutura de nenhum gênero textual teórico circulante na academia, podemos considerá-lo notas teóricas. O segundo é um metaconto, ou seja, um conto sobre o conto, em que o autor se utiliza do primeiro texto, o de caráter teórico, como base. A partir da apresentação dos dois textos, verificamos como o metaconto é construído a partir do texto teórico, não apenas em seu conteúdo textual, mas, sobretudo, nos elementos de sua estrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Tupiniquim Ramos

Licenciado em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Mestre e Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor-Assistente do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI (Caetité) da UNEB.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

RAMOS, R. T. Edegard Gomes, Escritor Utile et Dulce. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/887. Acesso em: 25 abr. 2024.