Uma Abordagem Sociolinguística da Identidade Estrangeira

  • Eliana Márcia Santos Carvalho
Palavras-chave: Identidade. Linguagem. Sotaque.

Resumo

Este artigo foi escrito com base nos estudos desenvolvidos durante o curso de doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), na PUC/SP, sob a orientação da Profª Drª Maria Antonieta Alba Celani e procura relatar a experiência de dois estrangeiros que fixaram residência no Brasil. Serão descritas angústias e dificuldades que estas pessoas encontraram no processo de adaptação na nova realidade. Serviram de base teórica para este artigo os trabalhos de Hall (2001), Norton (1997), Rajagopalan (2005), entre outros pesquisadores. Para obter respostas aos meus questionamentos utilizei entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa e pode-se afirmar que o sotaque é uma das marcas mais fortes para manter a identidade de não nativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Márcia Santos Carvalho
Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) - PUC/SP. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité.
Publicado
2013-12-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 187
  • PDF downloads: 233
Como Citar
Carvalho, E. M. S. (2013). Uma Abordagem Sociolinguística da Identidade Estrangeira. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(3). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p