Formação Docente: Algumas Reflexões sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Autores

  • Marinalva Nunes Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palavras-chave:

Reforma educacional. Formação docente. Articulação.

Resumo

O presente trabalho tece algumas considerações sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na sua fase inicial, tendo como referência o curso de licenciatura em Biologia oferecido pela UNEB-Campus VI. Com a contribuição dos autores Dourado, Brzezinski, Caldas, Kuenzer, dentre outros, traça o perfil do professor-aluno, destacando, na reforma do Estado brasileiro, a formação docente. Essa formação é acompanhada por pesquisadores de diferentes áreas. Em 2009, pelo Decreto nº 6.755, o presidente instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e disciplinou a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no fomento a programas de formação inicial e continuada. O Decreto integra os princípios da política de formação de profissionais. Sem a participação efetiva dos entes federados e o compromisso ético, político e profissional da Instituição formadora, o PARFOR não atingirá os resultados esperados e necessários à formação docente, como um dos elementos essenciais à melhoria da qualidade da educação básica. Para realização da pesquisa, utilizou-se de entrevista semiestruturada, questionário e a análise documental. A partir dos resultados, ainda que parciais, é possível afirmar a importância do PARFOR para a formação dos professores; contudo, não basta apenas o esforço da União; faz-se necessário que os municípios reconheçam a necessidade da formação dos seus professores para contribuir na melhoria da educação básica. Caso esse quadro não altere, os resultados do programa poderão ficar aquém do esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Nunes Fernandes

Mestre em Educação pela PUC/GO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (CNPQ). Professora do Depto de Ciências Humanas da UNEB,
Campus VI, Caetité

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

FERNANDES, M. N. Formação Docente: Algumas Reflexões sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/885. Acesso em: 28 mar. 2024.