LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica: Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

  • Dulce Márcia Cruz
  • Rafael Marques Albuquerque
  • Victor Abreu Azevedo
Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Simulação. Educação. Software livre. Narrativas. LinCity-NG.

Resumo

Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Márcia Cruz

Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Sociologia Política (UFSC). Bacharel em Comunicação Social (RTV) (FAAP). Pesquisa na interface entre a Comunicação, a Educação e a Linguagem, especialmente jogos eletrônicos, narrativas na cibercultura. Formação docente para a Educação a Distância. Bolsista Produtividade CNPq.

Rafael Marques Albuquerque
Bacharel em Design e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (UFSC).
Victor Abreu Azevedo

Licenciado em Educação Física e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSC). Integrante do LaboMidia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva.

Publicado
2018-08-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 295
  • PDF downloads: 244
Como Citar
Cruz, D. M., Albuquerque, R. M., & Azevedo, V. A. (2018). LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica: Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(2). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p
Seção
Relatos de Pesquisa