Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs

  • Thiago Falcão
Palavras-chave: Mundos virtuais. MMORPGs. Textualidade. Produção de sentido.

Resumo

O objetivo do presente artigo é verificar como se dão as particularidades na dinâmica de produção de texto - este sentido interpretado como artefato cultural como uma função de significação - em ambientes virtuais multiusuário, híbridos entre as dinâmicas das ferramentas de interação social e dos jogos eletrônicos, que promovem uma estrutura de interação síncrona entre seus usuários - ambientes conhecidos comumente como mundos virtuais ou MMORPGs. Partindo da hipótese de que apesar de existir uma narrativa linear, como a que é encontrada em vários jogos eletrônicos single player - desenhados para uma experiência entre usuário e computador - , tais ambientes apresentam-na como apenas um dos fatores que trabalham para que haja uma produção de significado no contato entre usuários e mundo - dando vazão também ao fato de que as experiências entre usuário, e não só entre usuário e texto, são portadores de um potencial de criação textual que não pode ser menosprezado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 193
  • PDF downloads: 178
Como Citar
Falcão, T. (2018). Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(2). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p
Seção
Dossiê Temático