GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave: Ferramenta digital, Gerenciamento de referências, Mendeley, Pós-graduandos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as principais características e funcionalidades do programa gerenciador de referências bibliográficas Mendeley, e apresentar um relato sobre uma ação formativa relacionada a esse software, realizada no contexto de um grupo de estudos de um Programa de Pós-graduação em Educação. Devido ao grande repertório de informações a que os pesquisadores educacionais têm acesso atualmente, pode ser benéfica a associação de dispositivos e recursos tecnológicos a ações investigativas. Nesse contexto, insere-se o Mendeley, que é um gerenciador de referências que combina uma versão disponível para computadores, um aplicativo para dispositivos móveis e uma rede social on-line, apresentando diversas opções de leitura e organização de arquivos em PDF, além de anotações e destaques variados nos documentos e da busca de palavras e termos em todo o acervo de arquivos. A utilização do Mendeley demanda uma aprendizagem básica das suas principais funcionalidades. Nesse sentido, promoveu-se uma oficina sobre esse gerenciador de referências com integrantes de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. O primeiro momento da oficina consistiu em uma exploração teórica da temática; o segundo correspondeu à atividade prática em que os participantes fizeram uso do gerenciador Mendeley. Os participantes da oficina indicaram que o Mendeley lhes teria sido sugerido por colegas de grupo de estudos ou de pesquisas. Foram sinalizadas pelos participantes da oficina como características do Mendeley mais importantes: gratuidade, integração com programa editor de textos, armazenamento na nuvem e sincronização de dados de arquivos, integração com o sistema operacional do computador, criação de pastas para organização de referências e adição de citações diretamente nos textos. Quanto à organização/utilização de arquivos PDF, os principais aspectos do Mendeley assinalados pelos participantes foram: importação de documentos do computador e opções variadas para anotações, destaques e busca de PDFs no acervo. Verificamos que o Mendeley pode corresponder a um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento de atividades acadêmicas de pós-graduandos. Comprovamos que os pós-graduandos devem ser encorajados a usar softwares como o Mendeley enquanto escrevem seus trabalhos acadêmicos e artigos científicos, pois o hábito de uso desses programas não apenas tornará a vida dos pesquisadores mais fácil, mas também auxiliará a superar tensões que se apresentam quando se faz necessário revisar e editar os textos produzidos.

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Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade de Brasília

Pedagoga (UECE). Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963.E-mail: isabel.sabino@uece.br

Ricardo Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdade de Educação, Ciências e Letras – FECLI/UECE, Iguatu/CE. Mestre em Ciências Veterinárias (UECE, 2004). Licenciado (2000) e Bacharel (2002) em Ciências Biológicas (UECE). Professor da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará - Biologia e Química no Ensino Médio (2004-2008). Doutorando em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7199-2324. E-mail: ricardo.rodrigues@uece.br

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UECE, 2008), com pós-doutorado pela UnB (2013). Mestre em Educação (UFC, 1992). Graduada em Pedagogia (UECE, 1978). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UECE. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS. Link do ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5486-3608. E-mail: silvinapimentel@yahoo.com.br.

Publicado
2020-06-28
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Como Citar
Farias, I. M. S. de, Silva, R. R. da, & Silva, S. P. (2020). GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. Plurais Revista Multidisciplinar, 4(2), 65-79. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.65-79
Seção
Dossiê Temático