Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP

Autores

  • Ivanete Bellucci Ameida Correio Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95

Palavras-chave:

Ensino Superior Tecnológico, Permanência, Sistema Público

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso.  Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Bellucci Ameida Correio, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

CEETEPS - Centro de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade FATEC Tatuapé - SP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP. Professora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Ceeteps. Diretora da Faculdade de Tecnologia Tatuapé - Victor Civita - São Paulo/SP. Professora coordenadora e orientadora de trabalhos de graduação e Pós-graduação latu senso em Indaiatuba. Avaliadora de curso e instituições INEP/MEC. Pesquisadora em modelagem de dados por meio de Análise por Envoltória de Dados (DEA) e tecnologia da informação.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Como Citar

CORREIO, I. B. A. Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 2, p. 78–95, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios