O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DOCENTE: o professor reflexivo na perspectiva de diferentes estudiosos

Autores

  • Tainan Amorim Santana Correio Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Maria Inêz Oliveira Araújo Correio Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.60-77

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Professor Reflexivo, Prática Docente

Resumo

O mestrado profissional é uma modalidade referente à formação continuada stricto sensu, voltada para um público que trabalha, ou seja, para profissionais que querem aprimorar seus conhecimentos. O mestrado profissional da área educativa apresenta entre uma de suas preocupações, contribuir para a formação do professor reflexivo, no qual refletir, mudar e melhorar a sua prática é seu maior foco. Assim, o presente trabalho objetiva conhecer algumas ideias dos estudiosos Jonh Dewey, Donald Schön e Paulo Freire a respeito do que seja o professor reflexivo. Por fim, percebe-se a importância de formar docentes que sejam capazes de pensar e repensar sua prática, sempre buscando construir um ambiente de diálogo e contribuir para a formação crítica dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainan Amorim Santana Correio, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora do curso de Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Doutoranda em Educação (UFS).

Maria Inêz Oliveira Araújo Correio, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada III da Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental do estado de Sergipe - GEPEASE e pesquisadora da Sala Verde na UFS. Coordenadora do Projeto Licenciatura em Pedagogia no PIBID.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-13

Como Citar

CORREIO, T. A. S.; CORREIO, M. I. O. A. O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DOCENTE: o professor reflexivo na perspectiva de diferentes estudiosos. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 2, p. 60–77, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.60-77. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5306. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios