Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.13

Palavras-chave:

Planejamento, Avaliação, Educação Superior, Gestão Universitária

Resumo

Este artigo explora o planejamento e a avaliação no contexto da educação superior, com ênfase em conexões entre ambos para efeito de condução da gestão universitária. Abordamos a recente experiência da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na atualização do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017 – 2022), a implantação e implementação do Programa de Gestão Universitária (ProGest 2018 – 2021) e suas conexões com os mecanismos de avaliação institucional utilizados nesta Universidade. A partir de alguns questionamentos, balizamos nossas reflexões com intuito de contribuir para estudos acerca dessa temática. Assim, partimos do pressuposto de que há estreitas conexões entre planejamento e avaliação no campo da gestão universitária. Isso nos levou à seguinte indagação: como os indicadores utilizados no processo de avaliação da educação superior podem subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade do Estado da Bahia? Utilizamos uma análise sucinta da legislação nacional e local acerca dessa temática, de modo a conduzir este estudo e apresentar, de maneira concisa, a experiência da Uneb na articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Programa de Gestão e seus mecanismos de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Luiz Novaes, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação (PhD) - Université de Sherbrooke – Canadá. Professor dos Programas de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC - e Educação e Contemporaneidade – PPGEduc -, ambos vinculados ao Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia - Uneb. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores – NUGEF/CNPQ. Assessor Especial do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual da Bahia - Uneb, coordenador da Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI.

Lidia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação, exerce atividade de ensino nas áreas de Gestão de Organizações; Planejamento e Orçamento Público. Professora permanente e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC -, na Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região - EDUReg. Pró-Reitora de Planejamento desta Universidade.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Como Citar

NOVAES, I. L.; PIMENTA, L. B. Planejamento e avaliação: conexões entre o PDI, o Programa de Gestão Universitária e a Avaliação Institucional no âmbito da Universidade do Estado da Bahia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 2, p. 12–26, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.13. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5302. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático