A INFORMAÇÃO QUE CIRCULA SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Izabel França de Lima
  • Stella Márcia de Morais Santiago
  • Mirian de Albuquerque Aquino

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Sociedade da informação e do conhecimento, Informação, Ações afirmativas, Política de cotas para negros, Ensino superior

Resumo

No contexto da sociedade da informação e do conhecimento, a exclusão ainda está presente em quase todos os países e, no Brasil, onde as questões raciais estão disfarçadas no mito da democracia racial, é mais difícil perceber o fosso existente entre diferentes segmentos da sociedade em que a população branca de maior poder aquisitivo tem acesso ao ensino superior, e a população negra de baixa renda é excluída. A educação é convocada para ocupar seu lugar na formação de cidadãos(ãs), visto que uma grande parte da população está fora dos espaços educativos, desde a educação básica até a superior. Objetiva-se, com a pesquisa, examinar como circula a informação sobre a política de cotas para negros, na opinião de docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia está ancorada na análise discursiva, que possibilita compreender o discurso de inclusão social/racial, a partir das informações dos respondentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Os dados aqui apresentados constituem um fragmento do corpus da pesquisa “Informação e Diversidade: a imagem do afrodescendente no discurso de inclusão social/racial” - PIBIC/CNPq/UFPB. Serviu de instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a docentes e discentes dos cursos de Contabilidade, Administração, Economia e Biblioteconomia. Concluímos que os argumentos apresentados pela maioria dos respondentes evidenciam o desacordo quanto à implementação da política de cotas para negros na universidade, revelando uma desinformação em relação às políticas de ações afirmativas que beneficiam e reparam a exclusão histórica de afrodescendentes no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel França de Lima

Bibliotecária. Mestre em Educação. Doutoranda em Ciências da Informação (UFMG).

Stella Márcia de Morais Santiago

Pedagoga. Mestre em Educação (UFPB).

Mirian de Albuquerque Aquino

Doutora em Educação. Bolsista de Produtividade do CNPq. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPB).

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

FRANÇA DE LIMA, I.; MORAIS SANTIAGO, S. M. de; AQUINO, M. de A. A INFORMAÇÃO QUE CIRCULA SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5. Acesso em: 28 mar. 2024.