A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal

Autores

  • Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandra Bôer Possa UFSM

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154

Palavras-chave:

Professor alfabetizador, Governamentalidade, Formação Continuada, PNAIC

Resumo

O presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal.

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Biografia do Autor

Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da UFSM. E-mail: patriciabragamonte@gmail.com

Leandra Bôer Possa, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, UFSM. Coordenadora do GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0001- 6833-7572 E-mail: leandrabp@gmail.com

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

BRAGAMONTE, P. L. A.; POSSA, L. B. A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 135–154, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios