DA ESCOLA NO QUILOMBO À ESCOLA DO QUILOMBO: a prática pedagógica como elemento substancial para fortalecer sentidos de pertencimentos identitários

Autores

  • Jerônimo Jorge Cavalcante Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Danielma da Silva Bezerra Brasileiro Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n1.76-81

Palavras-chave:

Quilombo, Prática Pedagógica

Resumo

O trabalho dessa pesquisa - Da escola no quilombo à escola do quilombo: a prática pedagógica como elemento substancial para fortalecer sentidos de pertencimentos identitários - se propõe a discutir sobre as Práticas Pedagógicas docentes da Educação Escolar Quilombola e como essas práticas fazem interface com a realidade sociocultural dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Quintina Marculina dos Santos, na Comunidade Quilombola de Raposa, zona rural do município de Caldeirão Grande/Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Cádiz-Espanha. Professor Titular no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia – MPED UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos - DIFEBA

Danielma da Silva Bezerra Brasileiro, Universidade do Estado da Bahia

Professora da Rede Municipal de Ensino de Caldeirão Grande/BA. Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia – MPED UNEB - Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Integrante do Grupo de Pesquisa - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos DIFEBA.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

SILVA, J. J. C.; BRASILEIRO, D. da S. B. DA ESCOLA NO QUILOMBO À ESCOLA DO QUILOMBO: a prática pedagógica como elemento substancial para fortalecer sentidos de pertencimentos identitários. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 1, p. 76–81, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n1.76-81. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3621. Acesso em: 28 mar. 2024.