A Interface do Mestrado Profissional em Educação com a Formação de Professores da Educação Básica

  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC
  • Jeanes Martins Larchert Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Educação Básica. Prática docente.

Resumo

O presente artigo apresenta o Programa de Pós Graduação em Formação de Professores – UESC -, e suas interfaces com a Educação Básica. Problematiza os processos formativos a partir das experiências vividas no cotidiano das práticas na docência e/ou na gestão. De natureza intervencionista a pesquisa desenvolvida nos projetos encaminha a formação do professor-pesquisador para a troca de experiências colaborativas, principalmente, no campo da educação infantil e da alfabetização. A integração do Programa com as escolas da Educação Básica tem proporcionado à Universidade pensar-se como debatedora das políticas públicas educacionais, comprometendo-se enquanto formadora de professores capazes de enfrentar problemas reais do processo educativo nas diversas atividades da educação dos municípios. Por fim, apresenta depoimentos dos egressos que colaboram para o entendimento da base teórico-metodológica da estrutura curricular e do rigor técnico-científico da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1545
  • PDF downloads: 1153
Como Citar
Couto, M. E. S., & Larchert, J. M. (2020). A Interface do Mestrado Profissional em Educação com a Formação de Professores da Educação Básica. Plurais Revista Multidisciplinar, 2(1), 10-23. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n1.10-23