ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a recente trilha para a educação superior

Autores

  • Celi Corrêa Neres Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elizonir Ferreira Arcanjo Milan
  • Maria Lourdes S Silva

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25p

Palavras-chave:

EJA. Educação Superior. Estudantes da EJA/UEMS.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com enfoque na inserção de estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Educação Superior (EJA). Teve como objetivo compreender a trajetória, as expectativas e os desafios enfrentados por alunos oriundos da EJA em sua inserção na Educação Superior. No percurso investigativo, buscou-se a possível resposta à seguinte questão: Quais as principais expectativas e desafios enfrentados por alunos da EJA antes de ingressarem e ao cursarem o ensino superior? Optou-se pela abordagem qualitativa, com contornos históricos dialógicos na perspectiva freiriana. Como procedimentos metodológicos, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com seis participantes que estudam ou estudaram na EJA. Obteve-se, como principais resultados, que alunos da EJA envolvidos neste estudo enfrentam vários desafios ligados a questões pessoais, como autoestima e motivação, mas também ligados a fatores como a distância entre casa e escola; conciliação do tempo para trabalho e estudo, fragmentação do conhecimento e currículo desarticulado com seus interesses pessoais. A pesquisa também indicou, ainda que discretamente, a eminência de um novo perfil de estudantes da EJA, que retornam aos estudos não somente em busca da conclusão da Educação Básica, mas com vistas a Educação Superior. Além disso, chegou-se aos indicativos de que as políticas públicas voltadas a esse público necessitam de reformulações e reestruturações, com o objetivo de atender às necessidades e às demandas dos jovens e adultos que decidem pela continuidade nos estudos.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Corrêa Neres, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós- doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014). Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo (2010). Mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Graduada em Pedagogia (1988) e Psicologia (1993), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do Mestrado em Educação - Acadêmico e Profissional - da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa " Educação Especial&quot.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Como Citar

NERES, C. C.; MILAN, E. F. A.; SILVA, M. L. S. ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a recente trilha para a educação superior. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2678. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático