ASSISTÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA

Autores

  • Maria Tereza Baraúna
  • Márcea Andrade Sales Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Políticas Públicas em Saúde. Formação Profissional em Saúde.

Resumo

Esse texto decorre de uma pesquisa de Mestrado Profissional que aconteceu na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão - Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS I - Salvador/BA, vinculada ao curso de Fonoaudiologia do Departamento de Ciências da Vida. Aqui, discutimos aspectos da formação do profissional de saúde, articulados sob os eixos da sustentabilidade e cidadania, entendendo que esses eixos são elementos fundantes para prática com visão crítica em relação ao mundo, ao país e suas contradições. A partir da perspectiva de sustentabilidade no contexto contemporâneo, defendemos a necessidade de assegurar o prosseguimento da reforma sanitária brasileira e promover a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Com tal intento, essa pesquisa investigou as práticas de assistências desenvolvidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão da Universidade do Estado da Bahia, observando se essas práticas estão em consonância com o que preconizam as políticas públicas de saúde, ou não, e se respondem aos desafios impostos à Universidade pública. Com os resultados da pesquisa, intentamos desenvolver um planejamento de intervenção junto aos sujeitos da pesquisa para, a partir das contribuições deste estudo, fomentar discussão sobre o desenvolvimento de uma cultura que transcenda a fragmentação e a individualização do trabalho. Aqui, destacamos a importância de analisar a saúde como componente social necessário e determinante para o desenvolvimento sustentável, elaborando bases conceituais que permitam essa articulação nos Serviços de atendimento à Saúde nas Universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Baraúna

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação

Márcea Andrade Sales, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunto Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação. Professora Pesquisadora do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC UNEB.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

BARAÚNA, M. T.; SALES, M. A. ASSISTÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2303. Acesso em: 20 abr. 2024.