A Formação do Pesquisador da Prática Pedagógica

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Formação do Pesquisador, Pesquisa Engajada.

Resumo

Este texto discute alguns desafios enfrentados na formação do pesquisador da prática pedagógica, a partir da experiência que vem sendo realizada no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da PUC SP. Na implantação desse curso surgiram duas questões básicas: O que caracteriza o trabalho final no mestrado profissional? Como se distingue dos trabalhos finais do mestrado acadêmico? Qual o lugar da pesquisa na formação do profissional da prática pedagógica?Recorreu-se a vários autores estrangeiros e brasileiros que ajudassem a esclarecer essas dúvidas, e foram localizadas contribuições importantes, principalmente, as de Bernardete Gatti (2014) que distingue a pesquisa engajada da pesquisa acadêmica.Outra questão enfrentada pelos docentes do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores (FORMEP), da PUC SP foi: Como formar o pesquisador da prática pedagógica? As reflexões e os caminhos encontrados na busca das respostas a essas questões serão, aqui, compartilhadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2176
  • PDF downloads: 3932
Como Citar
André, M. (2018). A Formação do Pesquisador da Prática Pedagógica. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(1). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p