Projeto de Intervenção: um olhar formativo com mulheres da educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13879

Palavras-chave:

Projeto de Intervenção social, educação profissional, Aspectos operacionais e metodológicos, perspectiva socioespacial

Resumo

Esta pesquisa possui como objeto de estudo Projetos de Intervenção, delimitado no campo da Educação Profissional com mulheres em Curso Lato Sensu. O objetivo da pesquisa esteve em identificar um olhar sobre aspectos operacionais metodológicos utilizados na proposição dos Projetos de Intervenção social utilizados por 18 alunos-cursistas, em sua maioria mulheres, professoras matriculadas no Curso de Especialização em Metodologia da Educação Profissional. O método utilizado nessa pesquisa foi o fenomenológico (Edmund Russerl, 1859-1938), de análise crítica, que se preocupa com a descrição direta da experiência, de como ela ocorre, não como explicação, mas como sua compreensão.  A investigação da experiência realizada no referido curso foi desenvolvida em duas Unidades Formativas no ano de 2015. Os resultados apontaram para a utilização de aspectos operacionais e metodológicos formativos de perspectiva socioespacial e de vivência profissional das professoras, alunas do curso de especialização. As considerações finais destacaram que o processo operacional e metodológico diagnosticado tornam as alunas-cursistas professoras da Educação Profissional localizados no Baixo Sul e Leste baiano, imbricadas no mundo da necessidade humana, em que veio a se traduzir na elaboração de seus Projetos de Intervenção Social, os quais poderão trazer a perspectiva de propor novos estudos e intervenções também na Pós-graduação stricto sensu, com saltos para além das Tecnologias Convencionais (TC). Isso vem a potencializar o desenvolvimento regional de pesquisas que passam pelo olhar sobre esses Projetos de Intervenção. O que vem a valorizá-los (Autoras e seus projetos) com suas experiências, seus diagnósticos, não construídos em gabinetes com interesses diversos, mas do campo em que atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Carneiro Leão, Uneb

Professor do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação - Gestec

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. FACED/USP. n.113. p.51-64. Jul/2001. In: Módulo II do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional. Salvador: UNEB - DEDC I, 2014. p. 77-87.

AZEVEDO, Omar Barbosa; MACEDO, Roberto Sidnei. Hermes re-visitado: interpretando com-textos na etnopesquisa crítica educacional. In: Revista da FAEEBA, Salvador, v. 9, n. 13, p.163-173, 2000.

BOMFIM, Natanael Reis; ROCHA, Lurdes Bertol (Orgs.). As representações socioespaciais na Geografia. Ilhéus/BA: Editus, 2012.

BRITO, Francisco Jorge de Oliveira; HETKOWSKI, Tânia Maria. Geotecnologias: possibilidades de inclusão sócio-espacial. In BONETI, Lindomar Wessler; ALMEIDA, Nizan Pereira; HETKOWSKI, Tânia Maria (Orgs.). Inclusão Sociodigital: da Teoria à Prática. Curitiba: Imprensa Oficial, 2010. p. 62-76.

CARVALHO, Andrea Freire; NASCIMENTO, Yasmim de Farias; SOARES, Maria José Nascimento. O método fenomenológico de Edmund Husserl. In: VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão – SE, 20 a 22 de setembro/2012.

CHRISTOV, Luiza Helena. Educação continuada: função essencial do Coordenador Pedagógico. In: O Coordenador Pedagógico e a Educação continuada. 3 ed. SP: Edições Loyola, 2000. p. 9-12.
DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. SP: Unicamp, 2009.

GAMBOA, Silvio S. Fundamentos lógicos necessários para a construção de Projetos de Pesquisa. Chapecó SC: Argos, 2008.

GATTI, Bernadete A. Pesquisa em ação: produção de conhecimentos e produção de sentidos como desafio. Fundação Carlos Chagas. Publ.: ANAIS – Seminário: Pesquisa e Pós-Graduação – UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2008.

LEÃO, José Antônio C. Formação do professor de educação física articulada no currículo da ESEF/FESP – UPE: parâmetros, da competência técnica ao compromisso político. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Desportos na Universidade de Pernambuco (UPE), março, 1992.

LIMA, Antonio A. B. Educação Profissional para quê? Construindo a formação dos trabalhadores para além do falso consenso. 2001. In: Módulo I do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional. Salvador: UNEB - DEDC I, 2014.

MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Mudanças Tecnológicas e a Educação da Classe Trabalhadora. In: Modulo I do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino para Educação Profissional. Salvador: UNEB, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Módulos II e Vdo Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional. Salvador: UNEB - DEDC I, 2014.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. 5ª edição. São Paulo: Érica, 2001.
NÓVOA. Antonio et al: Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Editora Publicações Dom Quixote Ltda, 1997.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. S P: Hucitec, 1996.

SILVA, Liliana Souza e; OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. MUNIC Cultura: O necessário protagonismo das cidades nas políticas culturais. In: Revista Observatório Itaú Cultural / OIC –n. 3 (set./dez.2007) São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2007, p. 69-73.

Downloads

Publicado

2022-05-11

Como Citar

CARNEIRO LEÃO, J. A. Projeto de Intervenção: um olhar formativo com mulheres da educação profissional. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–22, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13879. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13879. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)