A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Roberto Remigio Florencio Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano/Universidade Federal da Bahia - UFBA http://orcid.org/0000-0003-3590-9022
  • Cristiane Coelho Rodrigues UNIVASF
  • Marcleide Sá Miranda Oliveira Sec. Educ. Petrolina / UFJF

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.9.2-8

Palavras-chave:

Ludicidade, Infância, Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho faz uma abordagem sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, onde foram utilizados livros, artigos e outros materiais publicados e atualizados, tendo como base autores que apontam como o lúdico pode ser um objeto facilitador na aquisição do conhecimento da criança nos primeiros anos de vida escolar, entre eles. A abordagem busca relacionar as brincadeiras lúdicas na Educação Infantil com o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa faz também uma reflexão sobre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, dando ênfase ao lúdico, como ferramenta no ensino-aprendizagem, complementando-se com conceito e historicidade do lúdico, além de uma breve abordagem sobre o desenvolvimento infantil. O que se pretendeu no estudo foi compreender e refletir sobre a importância da ludicidade no processo educacional infantil das séries iniciais. Concliu-se que o lúdico, importante ferramenta na educação escolar infantil, é defendido por diversos estudiosos contemporâneos, e se constitui em instrumento indispensável como estratégia de ensino-aprendizagem, por se relacionar diretamente com o mundo das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Remigio Florencio, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano/Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Educação (UFBA); Graduado em Letras (UPE) e Pedagogia (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO), Especialista em Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira (Montenegro) e Especialista em EJA (UNEB). Mestre em Educação e Cultura PPGESA (UNEB); Mestre em Inovação Pedagógica (UMa - Portugal).

Cristiane Coelho Rodrigues, UNIVASF

Pedagoga e Especialista em Educação e Desenvolvimento Infantil (UNIVASF)

Marcleide Sá Miranda Oliveira, Sec. Educ. Petrolina / UFJF

Pedagoga (UNEB); Mestre em Educação (UFJF); Especialista em Educação (UNEB)

Referências

Almeida, M. E. PROINFO: Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: MEC Seed, v. 2, 2002.

Aranão, I. V. T. A matemática através de brincadeiras e jogos. Campinas-SP: Papirus, 1996.

Branco, A. V. Maciel D. A.; Queiroz, N. L. M. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paideia, 16(34), 169-179, 2006.

Constato, E. P. M.; Sponda, E. A relação entre atividade lúdica na pré-escola de Colégios particulares. Artigo. Revista Interface: ensino, pesquisa e extensão. Ano 1, nº 1. Suzano-SP: 2009.

Feijó, O. G. O corpo em movimento: Uma psicologia para o esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992.

Florêncio, R. R. (2018). Blog Etnolinguagens. Disponível em: www.etnolinguagens.webnode.com. Acesso em: 10 de fev. 2019.

Fonseca, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. – 2 ed. rev. aum. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Freire, P. (1978). Pedagogia do Oprimido. 30. Ed. Campinas: Vozes, 2012.

Friedman, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

Gil, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6ª edição. Atlas: São Paulo, 2008

Kishimoto, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

Kishimoto, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Kishimoto, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Maluf, A. C. M. Atividades lúdicas para a Educação Infantil: Conceitos, orientações e práticas. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Piaget, J. Aprendizagem e Conhecimento. In.: Aprendizagem e conhecimento. Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987.

Rossini, M. A. S. Pedagogia afetiva. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

Silva, C. M. S. Santos, C. A. B. Uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na escola, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. junio, p. 1-12, 2017.

Soares, M. I. B. Alfabetização Linguística: da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010

Vygotsky, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Fontes, 1989.

Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 33. ed. São Paulo: Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

FLORENCIO, R. R.; RODRIGUES, C. C.; OLIVEIRA, M. S. M. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 001–015, 2020. DOI: 10.29327/ouricuri.9.2-8. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6974. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)