CONDIÇÕES DE TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BENEFICIAMENTO DE LICURI NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM – BA NA PERSPECTIVA DAS CATADORAS DE LICURI DO POVOADO DE PEREIROS

Autores

  • Josemeire Dourado Lima
  • Maria Glória da Paz
  • Alaécio Santos Ribeiro

Palavras-chave:

Licuri, Beneficiamento, Semiárido, Política Pública.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos membros das famílias de catadores de licuri do povoado de Pereiros, situado no município de Senhor do Bonfim-BA, no que se refere a condições de trabalho, políticas públicas de incentivo, beneficiamento, associatividade e ação social para essa parcela economicamente vulnerável da população bonfinense. Neste trabalho, realizou-se uma entrevista com catadoras/quebradoras de licuri do povoado de Pereiros, no município de Senhor do Bonfim – BA. A entrevista semiestruturada foi realizada com sete membros de diferentes famílias coletoras do fruto no intuito de discutir a respeito do processo de cata, coleta, beneficiamento, conservação do licuri e sobre as políticas públicas voltadas para incentivar essas famílias em suas atividades. Dentre os principais resultados, percebeu-se a ausência de medidas governamentais que pudessem vir a melhorar a qualidade de vida e a situação socioeconômica dos indivíduos envolvidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaécio Santos Ribeiro



Downloads

Como Citar

DOURADO LIMA, J.; DA PAZ, M. G.; SANTOS RIBEIRO, A. CONDIÇÕES DE TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BENEFICIAMENTO DE LICURI NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM – BA NA PERSPECTIVA DAS CATADORAS DE LICURI DO POVOADO DE PEREIROS. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 180–195, 2014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6483. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão