AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PATIOBA EM JAPARATUBA-SE

  • Rosevaldo de Santana
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Quilombola, Sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo pretende analisar criticamente as políticas públicas educacionais voltadas à sustentabilidade na Comunidade da Patioba no município de Japaratuba - Sergipe. Para atender a esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, cujas técnicas de pesquisa utilizadas foram: Observação, questionário, entrevista e revisão de literatura. As políticas educacionais são extremamente importantes, pois, elas consolidam uma sociedade mais justa e igualitária, quando estas são bem definidas, ocorre uma transformação social. Igualmente, a sustentabilidade é um assunto que deve estar intrínseco no âmbito escolar, nesse trabalho ela é vista a partir de três dimensões: social, cultural e ambiental. Por isso que as relações educacionais e sociais em uma comunidade são indispensáveis. A escola é uma porta principal para consolidar esses processos educacionais, ora, o povoado Patioba é um remanescente de quilombo, sendo que areferida localidade têm raízes nos ancestrais africanos, além disso, é mister que as comunidades tradicionais usufruam das políticas intersetoriais, porque elas são asseguradas em Lei. O estreitamento entre escola e comunidade possibilita a sustentabilidade local, porque nos estabelecimentos de ensino projetos quando bem desenvolvidos, concretizam soluções de demandas sociais, e justamente por isso que esta pesquisa possibilitou um olhar crítico do modelo de educação quilombola que temos e o que queremos.

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Como Citar
de Santana, R. (1). AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PATIOBA EM JAPARATUBA-SE. Revista Ouricuri, 4(1), 102-130. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6480
Seção
Artigos de Revista