EU/NÓS

HISTÓRIA E AUTOETNOGRAFIA

Autores

  • Elaine Pedreira Rabinovich Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Palavras-chave:

Colonia Philippson, Judeus russos, Imigração

Resumo

Trata-se de um relato de uma pesquisa longitudinal sobre a vinda ao território brasileiro da família da autora de origem judaica e russa. Essa vinda foi realizada por meio de um programa de colonização que a instalou em uma área rural do Estado do Rio Grande do Sul. Esse estudo se constitui de três grandes blocos. O primeiro pode ser descrito como um nível macrossocial do contexto em que os fenômenos ocorreram, na Rússia e no Brasil; o segundo nível decorreu da leitura de cartas dos administradores da Colônia datadas do começo do século XX lidas como sendo o presente vivido na colônia; o terceiro nível foi o nível do eu/nós – pois falar de família é sempre falar “nós”, e o que o ser pesquisadora e participante da pesquisa ao mesmo tempo revelou sobre a pesquisadora e sobre o passado de sua família por ela vivenciado no presente. Neste terceiro nível, a metodologia foi a autoetnografia, enquanto nos níveis anteriores trata-se de pesquisa sócio-familiar-histórica em fontes documentais e em entrevistas. Trata-se de um estudo múltiplo e complexo que perpassa muitas áreas, mas a principal conclusão coloca a questão da intersubjetividade vista através de uma inerência histórica refletida em espelhos dirigidos a várias dimensões temporais pois, como pesquisadora, vi-me como parte e partícipe de uma mesma história contada de várias maneiras. Esses espelhos refletiram um outro que sou eu e lançaram a percepção de que também, como pesquisadora, sou narrada pelo outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Psicóloga clínica. Graduação em psicologia, Mestrado em psicologia Experimental, Doutorado em Psicologia Social, Pós-Doutorado em Psicologia Ambiental e Psicologia e História, todos pela Universidade de São Paulo. Docente Adjunta da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenadora do Grupo de Estudos Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP/UCSal).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Enfance et histoire. Destruction de l´expérience et origine de l´histoire. (Trad. Yves Hersant). Paris: Eds. Payot et Rivages, 2000.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. (Trad. Mauro. W. Barbosa). 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Edição original 1954).

CABRAL, João de Pina, Lima, Antônia Pedroso de. Como fazer uma história de família: um exercício de contextualização social. Etnográfica, 11(2): 355-388, 2005.

CHANG, Heewon. Autoethnography as method. Disponível em: . Acesso em 15/05/2014.

ELLIS, Carolyn. The ethnographic I. A methodogical novel about autoethnography. Walnut Creek (USA): Altamira Press, 2004.

FRISCHER, Dominique. Le Moise des Amériques. Vies et ouevres du munificent baron de Hirsch. Paris: Bernard Grasset, 2002.

GOUBERT, Jean-Pierre. A História: um território sem fronteiras. Revista Brasileira do Crescimento e Desenvolvimento Humano 10(2): 01-02, 2000.

KERTÉSZ, Imre. Eu, um outro. Sâo Paulo: Planeta, 2008. (original 1997).

KLIER, John Doyle. Imperial Russia´s Jewish Question 1855-1881. Cambridge Cambridge University Press, 1995.

LÉVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 3ª ed. (P. Pivatto et al., Trad.). Petrópolis: Vozes, 2004.

LORIGA, Sabrina. O eu do historiador. História da historiografia. Ouro Preto, n. 10, p. 247-259, 2012.

MASSIMI, Marina; MAHFOOD, Miguel; Silva, P. J. d.; AVANCI, S. H. S. Navegadores, colonos, missionários na Terra de Santa Cruz: um estudo psicológico da correspondência epistolar. São Paulo: Loyola, 1997.

PINTO, Amâncio da Costa. O impacto das emoções na memória: alguns temas em análise. Psicologia, Educação e Cultura, v. 2, n. 2, p. 215-140, 1998. Disponível em http://www.fpce.up.ptacpinto. Acesso em 10 set. 2013.

RABINOVICH, Elaine Pedreira. Os herdeiros da Colônia Philippson: trajetória de uma família de judeus imigrantes no Rio Grande do Sul. São Paulo: AllPrint Editora, 2015.

RAMIREZ, Paulo Niccoli. A memória e a infância em Marcel Proust e Walter Benjamin. Memoria, n. 10, 2011. Disponível em . acesso em 12 set. 2013.

RICOUER, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Eds du Seuil, 1990.

ROMANO, Claude. L´aventure temporelle. Trois essais pour introduire l´herméneutique événementiale. Paris: Presses Universitaires de France, 2010.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

SCHUTZ, Alfred. O estrangeiro – um ensaio em psicologia social. Revista Espaço Acadêmico, 113, p. 117-129, 2010. (M. Duarte & M. Hanke, Trad.)

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

RABINOVICH, E. P. EU/NÓS: HISTÓRIA E AUTOETNOGRAFIA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 25–37, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/18456. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rememoração e contação da história ‘de si’ pela geografia afetiva do campo-roça na lembrança ancestral dos familiares mortos e vivos.