Escrevivências de uma mulher Negra da Roça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i2.a18432

Palavras-chave:

Escrevivência, mulher negra, Roça, Docência

Resumo

Neste texto, a primeira autora apresenta suas escrevivências como criança e mulher negra da roça. Ela narra as vivências cotidianas de aprendizagens e a construção de saberes transmitidos por suas ancestrais. É possível identificar as perversidades que aparecem no decorrer da narrativa sobre cor, cabelo, estética, ruralidades, fala e costumes que foram atrelados às discriminações. A história entrelaça as aprendizagens na lavoura e na escola da roça e, nesta dinâmica, acontece um movimento de escrita de si (com rememoração e vivências identitárias): a escrita da vida e a vida escrita, uma escrevivência que não é só dela, mas que revela a história de tantas outras mulheres negras das roças do Brasil que, pelas trilhas da vida, encontraram a assunção de si para (re)existir. A narrativa foi construída a partir de uma conversa com intelectuais negras, cujas itinerâncias se conectam com a da primeira autora. Carolina de Jesus, Lélia Gonzalez, Glória Anzaldúa e Conceição Evaristo são as convidadas para esse diálogo. Sem a pretensão de concluir nenhuma das discussões, a primeira autora, como pesquisadora da área de educação e educadora, vive em movimento de aquilombação com professoras(es) de várias localidades do país e, principalmente, do sertão baiano, entrelaçando pertença, semeando acolhimentos, rememorando, narrando, existindo e escrevivendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Anunciação da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Ichu-Bahia

Mestra pelo Programa- Mestrado Profissional em Educação e Diversidade- MPED Campus XIV. Pedagoga, Professora da Educação Básica no Campo no Município de Ichu/BA. Especialista em Educação do Campo( IF Baiano Campus Serrinha/BA).

Antonio José de Souza, Secretaria de Educação Municipal de Itiúba-Bahia

Teólogo/Historiador. Pós-Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutor em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) – com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Educação Básica do município de Itiúba/BA.

Referências

REFERÊNCIAS

ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Tradução de Édna de Marco. Revista Estudos Feministas, Santa catariana, v. 8, n.1, p. 229-236, out., 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880/9106. Acesso em: 24 mai. 2021.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017a.

EVARISTO, Conceição. História de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2017b.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017c.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOFFMAN, Erving. Estigma. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (Orgs.). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 139-150.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Francisco Alves, 1960.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.

MAHEIRIE, Kátia. Agenor no mundo: um estudo psicossocial da identidade. Florianópolis: Editora Letras Contemporâneas, 1994.

MAHEIRIE, Katia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 31-44, 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-29072002000100003. Acesso em: 02 maio 2021.

MORRISON, Toni. O olho mais azul. Tradução de Manoel Paulo Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

PIRANDELLO, Luigi. Um, nenhum e cem mil. Tradução de Francisco Degani. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2019.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser ou não ser da roça, eis a questão: identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SAWAIA, Bader Buriham. Identidade é figura central do final do século XX. In: MAHEIRIE, Kátia. Agenor no mundo: um estudo psicossocial da identidade. Florianópolis: Editora Letras Contemporâneas, 1994. p. 9-10.

SOUZA, Antonio José de. O já-dito e não-dito acerca das identidades e cultura afro-brasileira: histórias de vida-formação-profissão dos docentes de classes multisseriadas. Curitiba: Editora CRV, 2018a.

SOUZA, Antonio José de. Ser ou não ser negro, eis a questão!. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 10, n. 26, p. 220-233, out. 2018b. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/647. Acesso em: 28 jun. 2021.

SOUZA, Antonio José de. Tornar-se negrogay: a história de vida de um homem-professor situado e “sitiado”. 2022. 183 f. Tese (Doutorado) – Universidade Católica do Salvador, Salvador, 2022.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

ANUNCIAÇÃO DA SILVA, A. M.; SOUZA, A. J. de. Escrevivências de uma mulher Negra da Roça. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 08–24, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i2.a18432. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/18432. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rememoração e contação da história ‘de si’ pela geografia afetiva do campo-roça na lembrança ancestral dos familiares mortos e vivos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)