Povo Entre Serras: As Mudanças no Contexto Educacional após Processo de Estadualização das Escolas Indígenas de Pernambuco

Autores

  • Antonia Marina Pereira dos Anjos
  • Flaviana Monteiro de Carvalho
  • João Luiz da Silva Instituto Federal de Educação Sertão de Pernambuco Campus Floresta

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Educação Indígena, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho trata da educação escolar indígena desde o modelo colonizador até o processo de estadualização, retratando as conquistas garantidas no decorrer deste processo, como também as mudanças sucedidas desde que as instituições de ensino passaram a ser administradas pelos educadores do Povo. O grande foco é dado ao modelo de gestão escolar, a educação escolar imposta e os direitos constitucionais, e ao processo de demarcação dos restantes de terras, fator primordial para a afirmação da identidade do referido povo, que lutou e luta por uma educação de qualidade, diferenciada e intercultural.

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Biografia do Autor

Antonia Marina Pereira dos Anjos

Professora do Povo Indígena Pankararu Entre Serras, Pernambuco.

Especialista em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial

Flaviana Monteiro de Carvalho

Professora do Povo Indígena Pankararu Entre Serras, Pernambuco.

Especialista em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial

Referências

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Anjos, A. M. P. dos, Carvalho, F. M. de, & Silva, J. L. da. (2016). Povo Entre Serras: As Mudanças no Contexto Educacional após Processo de Estadualização das Escolas Indígenas de Pernambuco. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(6), 55–76. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/3454