“NINGUÉM É MELHOR DO QUE TU”

ZÉLIA AMADOR DE DEUS, NEGRA E NORTISTA, UMA INTELECTUAL BRASILEIRA

Autores

  • Beatriz Martins Moura Universidade de Brasília
  • Zane do Nascimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Martins Moura, Universidade de Brasília

Bacharela em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2014), mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília UnB (2017). Atualmente cursa doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (PPGAS/DAN/UnB). É pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-religiosas do Oeste do Pará e Caribe- NPDAFRO/UFOPA e ao Instituto Nacional de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa INCTI/UnB. Tem desenvolvido trabalhos desde 2012 no campo dos estudos sobre religiões de matriz africana, com foco em discussão sobre afro-religiosidade na Amazônia e sobre a interlocução terreiro-universidade. No mestrado defendeu dissertação acerca do modo como terreiros de religião de matriz africana se constituem espaços de articulação de conhecimentos. No doutorado está desenvolvendo pesquisa sobre a atuação de Mães de Santo na Universidade como docentes através do Projeto Encontro de Saberes. Trabalha com temáticas relacionadas aos estudos afro-religiosos, afro-religiosidade na Amazônia, relações raciais no Brasil e antropologia econômica.

Zane do Nascimento

Formada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e Estudos Latino-Americanos, Mestranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante e co-fundadora do Coletivo Escrevivências.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Moura, B. M., & Nascimento, Z. do . (2020). “NINGUÉM É MELHOR DO QUE TU”: ZÉLIA AMADOR DE DEUS, NEGRA E NORTISTA, UMA INTELECTUAL BRASILEIRA. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 8(13), e132020. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/9742

Edição

Seção

Ensaios, Reflexões, Críticas e Resenhas