Autonomia Indígena: Direito a uma Educação Escolar Específica e Diferenciada

Autores

  • Maria Aparecida Pereira
  • Maria Tatiana da Silva Menezes
  • Ronaldo José dos Santos
  • Carlos Alberto Batista dos Santos

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Cultura, Interculturalidade, Povo Pankararu

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os aspectos culturais mantidos pelos habitantes da aldeia Pankararu – Brejo dos Padres, município de Tacaratu, Pernambuco, e o papel da educação escolar promovida pelas escolas indígenas na respectiva comunidade/povo indígena. Aqui, os elementos culturais analisados, dão visibilidade às questões da educação escolar vigentes nas escolas da comunidade. Como resultados preliminares, podemos perceber que os índios aldeados, mantêm uma singularidade em relação ao trato com a natureza, à religiosidade e ao uso de costumes tradicionais, mantendo sua identidade e um forte senso de pertencimento, elementos que são trabalhados de forma interdisciplinar na educação escolar indígena praticada na aldeia. Assim pode-se ratificar que a educação escolar desenvolvida no Pankararu fortalece a identidade étnica de seus membros ao passo que orienta e emancipa seus indivíduos para o enfrentamento que questões contemporâneas que ultrapassam os limites desta comunidade indígena.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Pereira

Professora Indígena Pankararu. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, Especialistas em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial.

Maria Tatiana da Silva Menezes

Professora Indígena Pankararu. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, Especialistas em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial.

Ronaldo José dos Santos

ProfessorIndígena Pankararu. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, Especialistas em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial.

Carlos Alberto Batista dos Santos

Prof. Dr. em Etnobiologia e Conservação da Natureza. Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Campus III, Juazeiro.

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Pereira, M. A., Menezes, M. T. da S., Santos, R. J. dos, & Santos, C. A. B. . dos. (2016). Autonomia Indígena: Direito a uma Educação Escolar Específica e Diferenciada. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(6), 27–40. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/3387