O Jongo Folclórico de Bias Fortes e as narrativas do patrimônio cultural

Autores

Palavras-chave:

ongo, patrimônio cultural, política de patrimônio imaterial, identidade

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre o Jongo Folclórico de Bias Fortes, localizado na Zona da Mata Mineira. Por meio do levantamento da história, das características e do ritual dessa comunidade, é discutida a relação entre o jongo e o patrimônio cultural, tendo em vista que o Jongo no Sudeste é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil desde 2005. Busca-se demonstrar como o registro do Jongo no Sudeste feito pelo instituto constrói uma narrativa daquilo que seria o jongo, sem abarcar toda a complexidade da prática, em especial a sua relação com a ação laboral, a magia e a religião. Dessa forma, aponta-se para a natureza classificatória da política de patrimônio cultural imaterial. Para a reflexão proposta, são tomados como procedimentos metodológicos levantamentos bibliográficos e documentais sobre o jongo e trabalhos de campo. As relações estabelecidas entre o IPHAN e o Jongo Folclórico de Bias Fortes são problematizadas, principalmente no que diz respeito às questões identitárias dessa comunidade, dando atenção, sobretudo, às falas e às ações dos praticantes em contextos nos quais lhes foi permitido negociar o jongo, seja como prática, seja como patrimônio cultural. Além disso, também é analisado o significado de patrimônio cultural para a comunidade em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Rossi Fantini

Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2013 integra a equipe do Programa da UFMG, Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais: Visibilização e Inclusão sociopolítica, coordenado pelo antropólogo Aderval Costa Filho. Nos anos de 2015 a 2017, desenvolveu pesquisa com a comunidade jongueira de Bias Fortes, Minas Gerais, na qual produziu uma reflexão acerca do reconhecimento e da salvaguarda do jongo como patrimônio cultural do Brasil. Atualmente é assessora técnica do Projeto de Mapeamento dos Faiscadores e demais Povos e Comunidades Tradicionais impactados em Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Ponte Nova, pelo rompimento da Barragem do Fundão. Tem experiência na área de antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: povos e comunidades tradicionais, patrimônio cultural imaterial e políticas de preservação do patrimônio.

 

Referências

BIRMAN, Patrícia. O que é umbanda. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985.

BRASIL. Decreto nº. 3.551, 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/D3551.htm>. Acesso em: 29 set. 2019

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

FALCÃO, Andrea. Patrimônio cultural: construindo o intangível. In: ANPUH – XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa.

FELDMAN-BIANCO, Bela. Antropologia das Sociedades Contemporâneas Métodos. São Paulo: Unesp, 2010.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências Culturais: Base para novas políticas de patrimônio. In: ABREU, Regina. & CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2003.

____. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: Boletim de Políticas Setoriais. Brasília: IPEA, n.02, 2001.

GANDRA, Edir. O jongo da Serrinha: do terreiro aos palcos. Rio de Janeiro: GGE - Georgio Gráfica e Editora, 1995.

IPHAN. Dossiê Iphan n.º 05 - Jongo no Sudeste. Brasília, 2007.

____. Identificação das comunidades e mestres jongueiros na Zona da Mata Mineira. 2009.

____. Inventário Nacional de Referências Culturais. Manual de Aplicação. Brasília: Iphan, 2000

____. Processo 01514.002626/2017-80 Salvaguarda do Jongo Caxambu em Minas Gerais.

LODY, Raul. O povo de santo: religião, história e cultura dos orixás, voduns, inquices e caboclos. Rio de Janeiro: Pallas, 1995.

MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2001.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Umbanda. São Paulo: Ática, 1986.

MARTINS, Alessandra Ribeiro. Requalificação Urbana. A Fazenda Roseira e a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Campinas - SP. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2011.

MENESES, Ulpiano Toledo B. de. O campo do Patrimônio Cultural: uma revisão de premissas. In: I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural: Sistema Nacional de Patrimônio Cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília: IPHAN, 2012. pp. 25-41.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petrópolis: Vozes, 1999.

PENTEADO JR, Wilson Rogério. Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do jongo no Vale do Paraíba Paulista (Guaratinguetá-SP). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.

____. Uma trilha ao intangível: olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010.

RIBEIRO, Maria de Lourdes Borges. O jongo. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984.

SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e Umbanda. Caminhos da devoção brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2005.

SMITH, Laurajane. The Uses of Heritage. London and New York: Routledge, 2006.

STEIN, Stanley J.Vassouras, a Brazilian coffee county, 1850-1900: the roles of planter and slave in a plantation society. Princeton: Princeton University Press, 1985 [1958].

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Fantini, C. R. R. (2020). O Jongo Folclórico de Bias Fortes e as narrativas do patrimônio cultural. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 7(10), 40–53. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPARA10ART3