Os Aldeamentos Indígenas Fundados na Bahia e Capitanias Vizinhas Durante o Período Colonial

Autores

  • André de Almeida Rego Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Palavras-chave:

índios, aldeamentos, Bahia, Colônia, missionários

Resumo

Esse artigo busca identificar os aldeamentos indígenas formados na Bahia e nas capitanias adjacentes durante o Período Colonial. A partir de pesquisas em fontes diversas como as correspondências dos missionários, autoridades régias e imperiais e na bibliografia correlata, traçou-se uma cartografia dos núcleos indígenas, procurando-se oferecer pistas sobre sua localização atual. Foram acrescentadas informações relativas ao histórico de fundação e transformações ocorridas nas referidas povoações ao longo do tempo, que, para muitos aldeamentos, a partir do século XVIII, significou a sua conversão em vila ou freguesia. Também são trazidas informações referentes à demografia desses núcleos de índios. Uma das intenções primordiais é demonstrar a forte presença indígena na história da Bahia durante o Período Colonial e século XIX, relacionando-se, nesse sentido, com as propostas de estudos recentes no campo da história indígena, os quais, dentre outros objetivos, esforçam-se por descontruir a ideia de invisibilidade dos índios na experiência histórica após a chegada dos europeus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Almeida Rego, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, mestre em História Social pela UFBA, graduado em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Salvador-UCSAL. Atualmente, é professor adjunto de Humanidades lotado no Campus Paulo Freire/ Teixeira de Freitas da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Brasil.

Referências

DANTAS, Beatriz G, SAMPAIO, José Augusto e CARVALHO, Maria do Rosário. Os povos indígenas no Nordeste Brasileiro: um esboço histórico. In: CUNHA, Maria Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras-FAPESP-SMC, 1992. p. 431-456.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo V. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional do Rio de Janeiro. 1945.

PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro. O Tempo da Dor e do Trabalho – a conquista do território indígena nos Sertões do Leste. Tese (doutorado)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História (UNICAMP), 1998.

REGNI, Pietro Vittorino. Os Capuchinhos na Bahia: uma contribuição para a história da Igreja no Brasil. Vol. 1 (os capuchinhos franceses). Salvador: Editora Pallotti. 1988. (a)

____. Os Capuchinhos na Bahia: uma contribuição para a história da Igreja no Brasil. Vol. 2 (os capuchinhos italianos). Salvador: Editora Pallotti. 1988. (b)

SANTOS, Sólon Natalício Araújo dos. Conquista e Resistência dos Payayá no Sertão das Jacobinas: tapuias, tupi, colonos e missionários (1651-1706). Dissertação (mestrado), Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal da Bahia (PPGH-UFBA), 2011.

SILVA, Jacionira Coêlho. Arqueologia no Médio São Francisco: indígenas, vaqueirros e missionários. Tese (doutorado), Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2003.

WILLEKE, Venâncio. Missões Franciscanas no Brasil (1500-1975). Petrópolis-RJ: Editora Vozes. 1974.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Como Citar

Rego, A. de A. (2016). Os Aldeamentos Indígenas Fundados na Bahia e Capitanias Vizinhas Durante o Período Colonial. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(5), 81–108. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ARTOPR16.1.5