Educação da infância negra: legislação e políticas

Autores

  • Marta Alencar dos Santos CEAFRO/UFBA

Palavras-chave:

Educação Infantil, legislação, relações etnicorraciais.

Resumo

A Educação Infantil é hoje uma conquista importante de todos os movimentos sociais engajados na luta pela educação da primeira infância, em especial o Movimento de Mulheres. A criança é na atualidade um sujeito social de direitos dentre eles o direito à Educação. No entanto a legislação que regula a garantia desses direitos trata as crianças, como universais, não levando em consideração as dimensões identitárias desses sujeitos; não consideram suas origens, pertencimento etnicorracial, identidade de gênero, dentre outras. A invisibilidade dessas identidades tanto no campo da legislação quanto nas áreas que atuam com este público podem causar discriminações. Assim, esse texto propõe fazer uma discussão sobre as políticas públicas educacionais e os instrumentos legais relacionados ao direito à educação de crianças de zero a cinco anos, a partir da história da Educação Infantil, destacando o papel dessas políticas e instrumentos na (re) produção das desigualdades etnicorraciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Alencar dos Santos, CEAFRO/UFBA

Mestra em Educação – FACED/UFBA; graduada em Pedagogia/UNEB; Gestora de Creche; Formadora do Projeto Escola Plural: A Diversidade está na Sala CEAFRO/CEAO/UFBA.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete, SILVERIO, Valter R., OLIVEIRA, Fabiana, TEBET, Gabriela G. C. Trabalhando a Diferença na Educação Infantil. São Paulo: Moderna, 2006.

BARCELOS, Luiz Carlos. Educação: um quadro de desigualdades raciais. Estudos Afro-asiáticos n.23, p. 37-69. Rio de janeiro, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Edição Revista dos Tribunais, 1988.

____.Lei 9.394. LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 2006.

____.Lei 8.069 – Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de julho de 1990. D.O.U. de 16 de julho de 1990.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de marco de 2004.

____. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vols 1,2, 3, 1998.

CAMPOS, Maria Malta. A legislação, as políticas nacionais de educação infantil e a realidade: encontros e desafios. In: MACAHADO, Maria Lúcia de A. (Org). Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez p.27-33, 2002.

CIVILETTI, Maria. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. Caderno de pesquisa, FCC n.79 p. 31-40. São Paulo, 1991.

FARIAS, Mabel. Infância e Educação no Brasil Nascente. In VASCONCELLOS, Vera Maria R. de. Educação da Infância: história e Política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HASENBALG, Carlos Alfredo & Silva, Nelson Valle. Educação e Diferenças Raciais na Mobilidade Ocupacional no Brasil. In: HASENBALG, Carlos Alfredo & Silva, Nelson Valle e LIMA, Márcia (Orgs). Cor e Estratificação Social. Rio de janeiro: Contracapa, 1999.

HENRIQUES, Ricardo. Raça e Gênero nos Sistemas de Ensino: os limites das políticas universalistas na Educação. Brasília: Edições Unesco Brasil, 2002.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais – 2002. Rio de janeiro: IBGE, 2003.

KUHLMANN, Jr. M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

____. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos de pesquisa. São Paulo: v 78, 1991.

MOTT, Maria Lúcia. A criança escrava na literatura de Viagens. Cadernos de pesquisas da Fundação Carlos Chagas. São Paulo: n.31, p.56-57, 1979.

MUNANGA, Kabenguele (Org). Estratégias e Políticas de Combate ä Discriminação Racial. São Paulo: Edusp/Estação Ciências, 1996.

ROSEMBERG, Fulvia. Educação Infantil, Gênero e Raça. In GUIMARAES, A. S. e HUNTLEY, L. Tirando a máscara: Ensaios sobre o racismo no Brasil. São Paulo: paz e terra, p.127-164, 2000.

____.Do embate para o Debate: Educação e Assistência no campo da Educação Infantil. In MACAHADO, Maria Lúcia de A. (Org). Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez p.78-63, 2002.

PARDAL, Maria V. de. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. In VASCONCELLOS, Vera Maria R. de. Educação da Infância: história e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

TELLES, Edward. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de. Janeiro: Relume-Dumará: Fundação Ford, 2003.

UNICEF. Relatório da Situação da Infância e Adolescência Brasileira: diversidade e equidade pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente. Brasília: 2003.

____. Relatório da Situação da Infância Brasileira - 2006: o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento. Brasília: 2005.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Santos, M. A. dos. (2013). Educação da infância negra: legislação e políticas. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(1), 59–66. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART005