A arte de educar as crianças do povo Entre Serras Pankararu: uma discussão no ensino e aprendizagem

Autores

  • Edilma Cavalcante Santos Menezes
  • Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

Palavras-chave:

Educação, Pankararu, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo versa acerca da relevância de educar as crianças indígenas, especificamente, as crianças Pankararus, de Entre Serras – Pernambuco, objetivando conhecer o modo de ensinar e aprender das crianças indígenas no processo de ensino e aprendizagem, valorizando as pessoas que contribuem para este processo de modo a compreender que os conhecimentos tradicionais do povo são relevantes para preservação de sua historia. O Povo indígena Entre Serras Pankararu habita o Sertão de Pernambuco, na região do Médio São Francisco, tendo sua formação territorial composta por aldeamentos, localizado nos municípios de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá. Trata-se de uma pesquisa
de natureza qualitativa e de caráter exploratório e, para delineamento desta, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica. No que diz respeito à coleta de dados, esta se deu por meio das técnicas de observação in loco e análise de discurso da população residente nos territórios indígenas supracitados. Mediante os resultados obtidos na pesquisa é possível afirmar a priori, que o povo Entre Serras Pankararu já obteve algumas conquistas, do ponto de vista do reconhecimento e valorização de sua etnia e, tem continuado avançando nos aspectos educacionais, de saúde pública e de
reconhecimento identitário enquanto atores sociais que possuem direitos que a muito foram negados e que necessitam ser de fato, (re)conquistados, resgatado e reafirmados.

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Biografia do Autor

Edilma Cavalcante Santos Menezes

Especialista em Educação Infantil.

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Menezes, E. C. S., & Pacheco, C. S. G. R. (2015). A arte de educar as crianças do povo Entre Serras Pankararu: uma discussão no ensino e aprendizagem. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(2), 80–95. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART0012