A Educação de Jovens e Adultos sob o olhar da epistemologia africano-brasileira: desconstruindo metanarrativas

Autores

  • Arlene Andrade Malta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO (Campus Santa Inês)

Palavras-chave:

EJA, direito, alteridade civilizatória, formação.

Resumo

O presente artigo apresenta inquietações construídas ao longo da nossa formação continuada nos estudos teóricos e mesmo exercício da docência em diferentes cursos de formação de educadores da EJA. Pretende discutir o sentido da formação de forma implicada, na dimensão do vivido-concebido, ao tempo em que apresenta para análise dos leitores questões que emergem do contexto da formação docente para o exercício na EJA e as ressignifica, apresentando-as sob o enfoque da Episteme Africano-Brasileira, sistematizada por Marco Aurélio Luz, na perspectiva de que esta nos auxilie na compreensão de questões que, embora fundantes do processo de formação docente, não se encontram significadas no processo de formação e, consequentemente, na prática pedagógica dos(as) professores(as) que atuam na modalidade e segmentos próprios a Educação de Jovens e Adultos Populares – portanto, negros e afro-brasileiros. Assim é que a Pedagogia Multirracial proposta pelo professor Miguel Arroyo nos conduz na construção de nossas reflexões de forma a organizá-las em três momentos complementares: a contextualização do lugar de onde falamos; o nosso olhar sobre a aprendizagem de sujeitos jovens e adultos sobre a ótica da política racial e, por fim, considerações sobre a construção de um currículo específico para atender aos anseios de formação dos sujeitos jovens e adultos que se colocam enquanto sujeitos da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlene Andrade Malta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO (Campus Santa Inês)

Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em EJA, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês.

Referências

ARROYO, Miguel. A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar in GOMES (org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

____. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública in SOARES, Leôncio; GIONANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro. in GOMES (org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LUFT, Lia. O rio do meio. São Paulo: Arx, 1996.

LUZ, Marco Aurélio de Oliveira. Agadá: dinâmica da civilização africano-brasileira. Salvador: EDFBA, 1995.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciênciashumanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MELLO, Guiomar Namo. Formação inicial de professores para educação básica: uma (re)visão radical. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/Formacao_inicial_professores.pdf. Acesso em 18 de maio de 2010.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ROMÃO, José. Educação de jovens e adultos: problemas e perspectivas. In: GADOTTI, Moacir & ROMÃO, José. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2007.

SANTOS. Milton. Por uma nova globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. RJ: Record, 2001.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Malta, A. A. (2013). A Educação de Jovens e Adultos sob o olhar da epistemologia africano-brasileira: desconstruindo metanarrativas. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(1), 47–58. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART0004