A Ciência dos indígenas Pankará na Serra do Arapuá: uso dos recursos naturais na terapêutica e ritualística

Autores

  • Edivania Granja da Silva Oliveira Instituto Federal Sertão, Campus Petrolina, Pernambuco - IF/PE
  • Edson Silva Programa de Pós Graduação em História/Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – PPGH/UFCG
  • Fernanda Granja da Silva Oliveira

Palavras-chave:

semiárido, povos indígenas, plantas medicinais

Resumo

Os seres humanos sempre buscaram no mundo natural os significados da própria existência e nos diversos usos da Natureza com finalidades curativas e espirituais. O povo Pankará habita a Serra do Arapuá, município de Carnaubeira da Penha. A Serra possui uma altitude aproximada de 900 metros, e está localizada no sertão do semiárido pernambucano, na mesorregião do São Francisco, pertencendo a microrregião de Itaparica. A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de floresta caducifólia. Este estudo teve como objetivo refletir e discutir os saberes do povo Pankará em relação ao Bioma Caatinga e sobre como os usos da flora com finalidade terapêutica relaciona-se com o sagrado, em especial as plantas da Serra do Arapuá, com seus usos, formas e indicações terapêuticas pelos índios. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e das memórias indígenas, por meio de entrevistas. Como vários são os saberes indígenas sobre os recursos naturais, destacam-se as plantas com finalidades ritualísticas e terapêuticas no processo de construção e manutenção da identidade étnica de vários povos indígenas no sertão nordestino. Assim, os índios Pankará podem afirmar sua identidade a partir da “ciência do índio”, com a utilização de plantas para fins curativos e ritualísticos, como também as matas e as pedras.Fica evidente a relação entre os aspectos culturais e sagrados com os recursos naturais utilizados na terapêutica como forma de afirmação identitária para o povo Pankará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivania Granja da Silva Oliveira, Instituto Federal Sertão, Campus Petrolina, Pernambuco - IF/PE

Professora de História do Instituto Federal Sertão/PE Campus Petrolina, Pernambuco. Mestra em História pelo Programa de Pós Graduação em História/Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvendo pesquisas com comunidades Quilombolas, de Terreiros e Povos Indígenas na área de História Ambiental e Educação.

Edson Silva, Programa de Pós Graduação em História/Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – PPGH/UFCG

Leciona História no Centro de Educação/Col. de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco e no Programa de Pós Graduação em História/Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – PPGH/UFCG. Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Fernanda Granja da Silva Oliveira

Mestra em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF/Campus Petrolina. Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS – BA)

Referências

ALBUQUERQUE, M.C. Seara indígena: deslocamentos e dimensões identitárias.Fortaleza: UFC, 2002. (Dissertação Mestrado em História).

ALBUQUERQUE, U.P.; HANAZAKI, N. As pesquisas etnodirigidas na descoberta de novos fármacos deinteresse médico e farmacêutico: fragilidades e perspectivas. Revista Brasileira de Farmacognosia,v. 16(Supl.), p. 678-689, 2006.

APOLINÁRIO, J. R.; FREIRE, G. S.; DINIZ, M. O. Denuncia e Visitações ao Território Mítico da Jurema: Relações de Poder e Violência entre Representantes Inquisitoriais e Líderes Religiosos Tarairiu na Parahyba Setecentista. Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais – Salvador, agosto, 2011. Disponível em: http://www.ufrb.edu.br/simposioinquisicao/wp-content/uploads/2012/01/Juciene-Apolin%C3%A1rio.pdf. Acessado em 20/05/2014.

ARCANJO, A. R. L. Estudo da aplicabilidade dos testes imunocromatográficos como diagnóstico da malária na Atenção Básica de Saúde no município de Manaus. Manaus: UEA; 2004. (Dissertação Mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas).

BAIRRÃO, J. F. M. H. Raízes da Jurema.Psicologia USP, vol.14, no. 1, São Paulo, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciências, Tecnologia e InsumosEstratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília, 2006.

BULCÃO, L. L. S. Relatório Ambiental – Grupo de Trabalho de Identificação/Delimitação da Terra Indígena da Serra do Arapuá. FUNAI – Salvaguarda de Comunidades Indígenas, Contrato no. CLTO 1748/2009 e IRPF: AS-4043/2009, Florianópolis, 2010.

CASTRO, E. R. de. Território, Biodiversidade e Saberes de Populações Tradicionais. Papers do NAEA 098, UFPA, 1998.

CIRILO, J. A. et al. Caracterização do Semiárido Brasileiro. In: CIRILO, J. A. et al. O uso sustentável dos recursos hídricos em regiões semiáridas. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2007. 508p.

COLAÇO, M.A. S. Etnobotânica dos índios Pankararé, no Raso da Catarina–Bahia: uso e importância cultural de plantas da Caatinga. FeiraSantana: UEFS, 2006. (Dissertação Mestrado em Botânica).

CUNHA, M. C. Índios no Brasil: História, direitos e cidadania.São Paulo: Claro Enigma, 2012.

DRUMMOND, J. A. A História Ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Vol. 4, n. 8, 1991, p. 177-197. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11646/Hist_ria_ambiental.pdf. Acessado em 30/11/2012.

FREIRE, G. S. Das “feitiçarias” que os padres se valem: circularidades culturais entre os índios Tarairiú e os missionários na Paraíba oitocentista.Campina Grande: UFCG, 2013. (Dissertação Mestrado em História).

INOCÊNCIO, D. Entre a ciência e a crença: A postura médica frente à “Cura Religiosa”. Revista Digital de Estudos em Religião, v. III, 2007.

LEAL, I. R. et al. Ecologia e conservação da Caatinga. 2ª ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005. 822p.

LEONARDI, V. P. B. Os historiadores e os rios: Natureza e ruína na Amazônia brasileira.Brasília: Paralelo 15, Editora Universitária de Brasília, 1999.

MENDONÇA. C. F. L. Os índios da Serra do Arapuá: identidade, território e conflito no Sertão de Pernambuco.Recife, UFPE, 2003. (Dissertação Mestrado em Antropologia).

MENEZES, J.S. Medicina Indígena (na Bahia). Coleção de Estudos Brasileiros – Série Cruzeiros – Volume 13. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1957.

MOTA, C. N. Considerações sobre o processo visionários através do uso da jurema indígena.In: Anais/26ª RBA – 01 a 04/06/2008, Porto Seguro, BA. Disponível em: http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2006/clarice%20novaes%20da%20mota.pdf. Acessado em 31/12/2013.

________. Os filhos da Jurema na Floresta dos Espíritos: ritual e cura entre dois grupos indígenas do Nordeste brasileiro.Maceió: EDUFAL, 2007.

NASCIMENTO, M. T. S. “O tronco da Jurema”: ritual e etnicidade entre os povos indígenas do Nordeste – o caso Kiriri. Salvador,UFBA, 1994. (Dissertação Mestrado em Sociologia).

NUNES, E. (Org). Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo: Global Edit., 1983.

OLIVEIRA, C. J.; ARAÚJO, T. L. Plantas medicinais: usos e crenças deidosos portadores de hipertensão arterial. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 09, n. 01, p.93-105, 2007.

OLIVEIRA, J.P. Uma etnologia dos “índios misturados”: situação colonial, territorialização e fluxos culturais.In: OLIVEIRA, J. P. (Org.). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2004, p. 13-38.

OLIVEIRA, F.G.S.; LEHN, C.R. Fitoterápicos no Brasil: riscos e perspectivas. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

OLIVEIRA, M.J.R.; SIMÕES, M.J.S.; SASSI, C.R.R. Fitoterapia no SistemaÚnico de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 8 n.2, p. 39-41, 2006.

PÁDUA, J. A. A ocupação do território brasileiro e a conservação dos recursos naturais. In: MILANO, M; TAKAHASHI, L; NUNES, M. Unidades de Conservação: atualidades e tendências.Curitiba: Fundação O Boticário, 2004. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br/cea/files/2011/12/JoseAPadua.pdf. Acessado em 18/05/2014.

PROFESSORES PANKARÁ. Etnologia Pankará. Caruaru: Centro Acadêmico do Agreste/Universidade Federal de Pernambuco. (Trabalho desenvolvimento no 2º Laboratório Intercultural Indígena. Curso de Licenciatura Intercultural), s/d.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORNS, S. E. Biologia Vegetal. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1996.

REESINK, E. Raízes Históricas: a Jurema, Enteógeno e Ritual na História dos Povos Indígenas no Nordeste. In: MOTA, Clarice Novaes da; ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de. (Orgs.). As muitas faces da jurema: de espécie botânica à divindade afro-indígena. Recife: Edições BAGAÇO, 2002, p. 61-96.

SANTANA, J. V. J. Globalização e saber indígena:na “Geografia do Sagrado” a possibilidade de construção de uma identidade étnica. Revista Fórum Identidades, Ano 3, Volume 6, jul-dez. de 2009, p. 43-54.

SILVA. L. S. Brejos de altitude, refúgios para os grupos humanos do sertão: o caso da Serra do Arapuá, Floresta, PE. Clio Série Arqueológica, v.1, n. 14 - Anais da X Reunião Científica da SAB. Recife: UFPE, 1999, p. 237-244.

SILVA, E.“Os caboclos” que são índios: História e resistência indígena no Nordeste. Revista do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco/CESVASF. Belém de São Francisco, ano III, no. 3, 2004, p.127-137.

SILVA, G. “Chama os Atikum que eles desatam já: práticas terapêuticas, sabedores e poder.Recife: UFPE, A2007. (Dissertação de Mestrado em Antropologia).

SOUZA, G. S. Tratado descritivo do Brasil em 1587. 4ª ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, Edusp, 1971.

SOUZA, A. C. M. SILVA, M. R. R. Potencial antifúngico de extratos de Hymenaeamartiana. Dissertação de Mestrado. Medicina Tropical - Instituto de Patologia Tropicale Saúde Pública. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Oliveira, E. G. da S., Silva, E., & Oliveira, F. G. da S. (2014). A Ciência dos indígenas Pankará na Serra do Arapuá: uso dos recursos naturais na terapêutica e ritualística. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 2(3), 19–35. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/2118