A historiografia sem escrita e a oralidade sem palavras:

como populações tradicionais brasileiras elaboram seu passado?

Autores

Resumo

Este ensaio apresenta reflexões sobre o método histórico de investigação científica e as exclusões advindas do mesmo. Tratamos do caso do Brasil, com as populações afro-brasileiras e indígenas ganhando espaço timidamente nas pesquisas históricas ao longo do século XX. Apesar de atualmente haver diversidade de fontes no campo da História, a escrita continua sendo a chave hermenêutica para a interpretação de todo tipo de fonte para esse campo. Apontamos aqui particularmente as dificuldades da História em encontrar modos de construir compreensões históricas para estudar grupos sociais que não possuem tradição escrita. Sendo a escrita um dos marcadores ocidentais para o estabelecimento de quais grupos sociais alcançaram o status de civilização, o problema se apresenta com mais um grau de complexidade. Partindo do pressuposto que oralidade não é apenas a palavra sem escrita, apresentamos neste texto alguns exemplos de como as populações afro-brasileiras e indígenas se relacionam com o passado, refletem sobre ele e expressam essa relação em linguagens diferentes. As apropriações e modos de fazer são diversos. Sobre algumas linguagens temos ainda pouca literatura, talvez porque não só a História como todo o conhecimento científico as desconsidere enquanto linguagens. Todos os grupos humanos refletem sobre sua história e formulam explicações. Não precisam necessariamente da ciência constituída na modernidade. Entretanto, não estamos em mundos separados e a hegemonia do discurso científico impacta diretamente grupos sociais que vivem à sua margem por processos de exclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela da Silva Muniz, Universidade do Estado da Bahia

Mestra e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professora substituta na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DEDC, Campus VIII, Paulo Afonso, lotada no Colegiado de Arqueologia. Contribui nos colegiados de Pedagogia, LICEEI e Direito. Suas área prioritárias de atuação são: Metodologia da Pesquisa e do Estudo Científicos; Teoria da História e Metodologia do Ensino de História; orientações de projetos de pesquisa e TCCs. Nas linguagens artísticas, tem experiência em curadoria, pesquisa e produção audiovisual, bem como pesquisa e produção em música - notadamente música popular.

Downloads

Publicado

2023-12-17

Como Citar

Muniz, M. da S. (2023). A historiografia sem escrita e a oralidade sem palavras:: como populações tradicionais brasileiras elaboram seu passado?. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172319. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/19352