Polígonos e Objetos de Aprendizagem Digitais:

Uma Experiência no Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Paulo Afonso, Bahia

Autores

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) no 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Paulo Afonso-BA, no modelo de van Hiele e explorando o estudo dos polígonos. Para este fim, foi realizado reflexões teóricas sobre Base Nacional Comum Curricular, os Descritores da Prova SAEB, as Metodologias Ativas, e o uso dos Objetos de Aprendizagem Digitais. O percurso metodológico utilizado foi a Pesquisa Ação que trata de uma autorreflexão coletiva de todas as pessoas envolvidas na pesquisa. Como resultado, apresenta-se indícios fortes de que a prática de ensino gerou desenvolvimentos de pensamentos geométricos aos estudantes pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Roseno Florentino, Universidade do Estado da Bahia

Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VIII, Paulo Afonso-Bahia

Rosenildo Moura da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VIII, Paulo Afonso-Bahia

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pos doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus VIII, Colegiado de Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Contemporaneidade - EduMatCon: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6831267857909281. Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática.

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

Florentino, E. R., Silva, R. M. da, & Santos, M. A. dos. (2023). Polígonos e Objetos de Aprendizagem Digitais: : Uma Experiência no Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Paulo Afonso, Bahia. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172314. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17988