O protagonismo juvenil e a emergência das aprendizagens na economia colaborativa, em espaços de prototipação

Autores

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o protagonismo social e a emergência da economia colaborativa, emergidos dos processos socioculturais vividos pelos/pelas atores/atrizes sociais juvenis imbricados com as culturas digitais. Apresentamos indícios que ajudam a entender as mudanças ocorridas no modo de relacionar, criar e intervir nas ações e experiências implementadas por eles/elas no interstício de suas composições cotidianas. Para tanto, enumeramos duas categorias analíticas/discursivas: a) A cibercultura como terreno fértil para realização de experiências juvenis na economia colaborativa; b) Os espaços Makers e FabLabs como células de prototipação juvenil. Essa é uma investigação de abordagem qualitativa, de campo e bibliográfica. Para a produção de informações foram utilizadas as seguintes técnicas: a entrevista livre e a observação durante a imersão no Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe (Promob). Os principais achados e discussões apontam para a emergência de projetos, implementação de tecnologias renováveis, baseadas Web 4.0, que dão origem a terceira revolução industrial e alteram decisivamente o modo como os/as jovens prototipam o cotidiano e cultivam formas de imersão, intervenção, baseadas na colaboração e criatividade, compartilhamento e o uso de bens comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Silva Santos, UNEB VIII

Licenciado em Pedagogia com habilitação em Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe -UFS. É Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Têm experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, processos culturais e aprendizagens mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação É professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus VIII/Paulo Afonso, atuando supervisor de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como Coordenador do Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia -UNEB/Campus VIII. Atualmente é Diretor do DEDC - VIII da UNEB, em Paulo Afonso. É Membro líder do FORPEC- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq e membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação - Gepied UFS/CNPq.

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Educação (IFS)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe . É avaliador de cursos de graduação junto ao INEP/MEC. É Presidente do Comitê Gestor da Rede COMEP/RNP em Sergipe (Rede MetroAju). Foi Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR/MEC/UFS) de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, interface humano-computador, banco de dados, engenharia de software, sociologia e filosofia da Internet, educação e educação a distância, pensamento complexo e pensamento computacional.

Downloads

Publicado

2023-05-21

Como Citar

Santos, V. S. ., & Schneider, H. N. . (2023). O protagonismo juvenil e a emergência das aprendizagens na economia colaborativa, em espaços de prototipação . Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 11(17), e172310. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17465

Edição

Seção

Sessão Especial Opará 15 anos: Coletânea Pesquisadores Opará UNEB