LITERATURA INDÍGENA NO SERTÃO BAIANO:

VOZES EMERGENTES

Autores

Resumo

As últimas duas décadas do século XXI trouxeram grandes transformações para as comunidades indígenas no Brasil, a considerar os fluxos interculturais que o Movimento Indígena proporcionou aos povos originários, sobretudo no alusivo a Educação Escolar Indígena e sobre ela a inauguração de um outro canal de comunicação para as práticas de oralidades, a Literatura Indígena. Destarte, esse trabalho almeja apresentar uma pequena amostra dos textos literários produzidos por professoras do Sertão baiano, a pensar, também, os cenários do própSemiárido baiano. Educação Escolar Indígena. Literatura Nativa. Produção Epistêmica no Sertão Baiano. Sociologia das emergências rio sertão, da literatura produzida pelos indígenas e da sociologia das emergências como síntese desse movimento de inauguração da Literatura Indígena. Metodologicamente, situado num cenário qualitativo, vislumbra um objetivo exploratório no sentido de apresentar sistematicamente essa tessitura e explicativo ao pensar no diálogo da L.I com as imagens do sertão, cenas estas analisadas literariamente por um viés indiciário. Dito isto, serão utilizadas as fontes bibliográficas e documentais oriunda de alguns livros produzidos e/ou publicados por esse coletivo de professores. Subsidiaram as conjecturas em pauta, Julie Dorrico ( 2018); Tiago Hakiy ( 2018); Márcia Wayna Kambeba ( 2018); Olívio Jekupé (2018) ; Maria Aparecida Bergamaschi (2012); Graça Graúna (2014, 2016, 2018); Kárpio Siqueira (no prelo); A partir de pequena mostra dos produtos criados pelos escritores/professores indígenas, pudemos ilustrar qual o significado do Sertão para os povos originários do semiárido baiano, ao tempo, em que socializamos um breve olhar as biografias destas escritoras e suas vozes emergentes.

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Biografia do Autor

Anny Carneiro Santos, UNEB/MEC

Doutoranda em Crítica Cultural pela UNEB - Campus II  Alagoinhas e Campus Avançados de Canudos, Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu; Especialista em Educação e Consciência - ISEO e Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais-UFBA; Graduada em História - UCSAL; Pesquisadora do OPARÁ (Centro de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação) - UNEB Campus VIII - na linha de pesquisa: Etnologia, Educação, Educação Indígena e Interculturalidade; membro do grupo de pesquisa GPLIN- Grupo de Pesquisa Letramentos, identidades e narrativas - UNEB - Campus II  Alagoinhas; Formadora da Ação Saberes Indígenas na Escola - no Território Etnoeducacional Yby Yara UNEB/MEC - formação continuada para professores da Educação Escolar Indígena. Tem experiência na área na Gestão Pública de Educação, Consultoria Educacional, Educação Básica, Ensino Superior, Educação Escolar Indígena, Formação continuada de professores e gestores, Gestão de Políticas Educacionais.

Karpio Márcio de Siqueira, UNEB - Campus VIII

Coordenador do UBUNTU - Núcleo de Estudos e Pesquisa Contextualizada Aplicada à Produção de Dispositivos Didáticos, e líder do Grupo de Pesquisa CNPQ - UBUNTU - Educação Contextualizada, Processos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos Aplicados à Produção de Dispositivos Didáticos, possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2002). Professor assistente da UNEB - Campus VIII, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Indígena, Textualidades e Literaturas no contexto Indígena, Literatura Negra Brasileira, Metodologia do ensino da Línguas, Produção Textual , TICs, Educação no Campo e Formação de professores, Produção de Material Didático para escolas Indígenas . Tem um extenso trabalho na formação de professores, gestores pedagógicos. Coordenou projetos de pesquisa em ensino pelo PIBID/Diversidade da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI, coordenada ainda, projetos de pesquisa e extensão voltados para a produção de material didático no contexto da Lei 11.645/08 com alvo na história e cultura dos povos indígenas e negros. Possui ainda vasto conhecimento na área de ensino e metodologias de Língua Inglesa e Literaturas.

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Publicado

2022-12-11

Como Citar

Santos, A. C. ., & Siqueira, K. M. de. (2022). LITERATURA INDÍGENA NO SERTÃO BAIANO:: VOZES EMERGENTES. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 10(16), e162211. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/17436