O DEMÔNIO E SUAS MÚLTIPLAS IMAGENS ATRELADAS A MULHER E AO MEDO NA ÉPOCA MODERNA (SÉC.XVI-XVII)

Autores

  • Allian Fernando Santos Alves FLUP

Resumo

Este relatório baseou-se numa análise sobre as múltiplas imagens do Diabo, com base em gravuras, pinturas e esculturas dos séculos XVI-XVII, produzidas em contexto europeu e mundial. Foi possível observar os seguintes elementos: 1 – Lúcifer alado como um ser andrógino com as mãos ao peito, metade anjo, metade dragão, com a cauda sendo pisada, cuja viagem deu-se através de Maarten de Vos; 2 – O Inimigo com características animalizadas, portando garras, pelo, rabo, entre outros aspectos, ainda devorador e malévolo; 3 – A legião de anjos que caem “A Queda dos Anjos Rebeldes” dos céus ao submundo. Foram analisadas vinte e cinco imagens, duas da Escola de Madrid, duas de Rubens, outras da escola italiana (Nápoles, com Luca Giordano, ao qual é representado como uma besta, em forma de Boca do Inferno muito intrigante), a Escola de Sevilha (Ignacio de Ries, Murillo, Juan de Valdés Leal, Ascilo Palomino); Frei Cipriano da Cruz com sua “diaba” e o exemplo da Alemanha com Hubert Gerhard.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Santos Alves, A. F. (2022). O DEMÔNIO E SUAS MÚLTIPLAS IMAGENS ATRELADAS A MULHER E AO MEDO NA ÉPOCA MODERNA (SÉC.XVI-XVII). Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 10(16), e162206. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/15327