A educação como ferramenta de promoção dos direitos humanos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, anexo do Colégio Estadual Machado de Assis

Autores/as

Resumen

As unidades prisionais do Brasil ganharam relevância na contemporaneidade, infelizmente, pelas mazelas de um sistema carcerário falido, com graves problemas de superlotação, estruturas precárias e insalubres, descumprimento ou morosidade da lei penal e violência. Diante desta realidade, a educação torna-se uma ferramenta essencial e de grande importância na formação do indivíduo e promoção da cidadania. Dentro de uma instituição prisional, torna-se ainda maior a sua relevância, pois além de garantir o acesso dos presos ao conhecimento, lhes proporciona um caminho para o processo de ressocialização e, consequentemente, a diminuição dos índices de reincidência criminal.  Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre a educação em prisões e sua utilização como ferramenta de promoção em direitos humanos. A partir dos documentos legais que garantem o direito à educação, como a Constituição Federal de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Lei de Execução Penal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de Jovens e Adultos, foi feita uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e experiências educacionais contextualizadas no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) – anexo Colégio Estadual Machado de Assis, demonstrando os resultados obtidos, dificuldades, conquistas e avanços na garantia do direito humano à educação. O estudo em questão é um relato de experiência onde o pesquisador propõe-se avaliar a evolução e as vivências educacionais ao longo dos 18 anos de atuação no CPTF, contextualizada na realidade local. Foi utilizado abordagem quanti/qualitativa, com análise dos dados estatísticos e indicadores fornecidos pela unidade prisional. A pesquisa evidenciou a importância da educação dentro do sistema prisional no CPTF, desenvolvida de forma humanizada e participativa, como relevante instrumento de inclusão social que contribui na formação da dignidade da pessoa humana e no conhecimento dos direitos das pessoas privadas de liberdade. 

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Biografía del autor/a

Orlando Berbel Garcia Filho, Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão – CEPROG / Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF

Professor do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão – CEPROG e agente penitenciário. Coordenador de Atividades Educacionais do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-CPTF. Pós-graduado (Especialização) em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Pós-graduando em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Sueli Santos Conceição , Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Possui graduação em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Catolica de Ciências Econômicas da Bahia - FACCEBA, Mestra em Estudos Etnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Tutora de Educação a Distância pelo UNIAFRO/ CEAO/UFBA, na formação de professores em Historia Afro Brasileira e Africana. Faz parte do grupo de Educadores da Associação Cultural e Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê. Atualmente faz parte do Grupo de pesquisa, Historicidade do Estado e do Direito: interações sociedade e meio ambiente que pertence a Linha: Direito Ambiental, conflitos socioambientais e povos/comunidades tradicionais, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Consultora em Educação Ambiental do Instituto Interamericano da Agricultura - IICA, atuou no Instituto de Gestão de Águas e Clima - INGÁ. Coordenou o Programa Agente Voluntários das Águas;e o Programa de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação, pertencentes as bacias hidrográficas baiana no INGA. Fez parte do grupo de técnicos da Missão Técnica do Projeto de Cooperação entre a República de Cabo Verde e a República Federativa do Brasil. Responsável pela analise, diagnóstico e mapeamento da educação ambiental em Cabo Verde. Atuou em 2012 como Consultora do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento no Brasil - PNUD, executando o Projeto de mapeamento de áreas com potencial produtivo para cultivo de plantas medicinais e litúrgicas das religiões de matriz africana em dois territórios de identidade Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador, registrado no seguinte nome e número Projeto BRA/07/015 ? Programa de Desenvolvimento Social Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. 

Publicado

2020-12-20

Cómo citar

Garcia Filho, O. B. ., & Conceição , S. S. . (2020). A educação como ferramenta de promoção dos direitos humanos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, anexo do Colégio Estadual Machado de Assis . Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 7(11), 5–21. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/10353