A LITERATURA FORA DE SI ESCREVIVÊNCIAS: VOZES E CORPOS POTENTES DE MULHERES NEGRAS EM "BOM MESMO É ESTAR DEBAIXO D’ÁGUA", DE LUEDJI LUNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i4.14122

Palavras-chave:

Arte contemporânea; Luedji Luna; Álbum visual; Intermidialidade.

Resumo

RESUMO: Este artigo analisa o álbum visual Bom mesmo é estar debaixo d’água (2020), da poeta, cantora e compositora baiana Luedji Luna. O objetivo é discutir as intersecções entre essa obra e outras linguagens, formas artísticas e midiáticas, em especial, por intermédio do contato entre poesia, música, performance e videoclipe, a fim de destacar a face contemporânea da arte construída em diálogos e expansões que promovem a dilatação de suas estruturas, linguagens e fronteiras. Além disso, destaca-se a importância dessa obra artística como um instrumento de reflexão sobre questões étnico-raciais, com maior ênfase, na valorização das identidades negras e no combate ao racismo. A escolha da artista para esse árduo caminho de luta é pela afetividade: o amor como ato de resistência e superação das dores sofridas pelas pessoas negras dentro de uma sociedade racista como é a nossa. Para a análise, optou-se por realizar três recortes intertextuais dentro do álbum visual: I) a canção Ain't got no, de Nina Simone; II) o poema A noite não adormece nos olhos das mulheres, de Conceição Evaristo; III) e o poema Quase, de Tatiana Nascimento. Três obras a serem percebidas pela perspectiva intermidiática que Luedji Luna nos apresenta. Para as discussões propostas, utilizamos alguns conceitos basilares, como intermidialidade (CLÜVER, 2007) e (JUSTINO, 2015); escrevivência (EVARISTO, 2020) e inespecificidade da arte (GARRAMUÑO, 2014).

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Biografia do Autor

Ivana Teixeira Figueiredo Gund, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus X

Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Mestre em Letras - Teoria da Literatura - pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Especialista em Literatura pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Especialista em Educação e Intervenção Comunitária - CENAPEM / Universidade de Havana - Cuba; Licenciatura em Letras pela UNEB. Professora assistente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DEDC-X de Teixeira de Freitas. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - DEDC-X / UNEB. Professora vinculada ao Grupo de Pesquisa: Literatura e Representações Urbanas - UEFS / PPGLDC /CNPq. Professora vinculada ao Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens - GEICEL, UNEB - Campus X. Linhas de pesquisa: Literatura latino-americana; Teoria literária; Literatura baiana.

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Publicado

2022-04-21