NHÔ GUIMARÃES: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O TEATRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i4.12388

Palavras-chave:

Literatura; Teatro; Adaptação.

Resumo

Refletir sobre o processo de adaptação de um texto literário para o teatro se constitui como escopo primordial do artigo, mediante a reconstituição da trajetória criativa da montagem teatral do texto Nhô Guimarães, do escritor baiano Aleilton Fonseca, pelo Núcleo Criaturas Cênicas, da cidade de Salvador, Bahia. Para isso, a investigação assume como horizonte metodológico a pesquisa qualitativa, com enfoque nas subjetividades dos sujeitos, partindo da escuta dos principais profissionais envolvidos na adaptação: o autor do romance, a atriz e o diretor do espetáculo. Alguns resultados parciais das entrevistas revelam que a experiência de adaptação de uma linguagem artística para outra é um ato criativo em si mesmo, já é, em si, outra obra de arte. O texto visa contribuir para provocar reflexões e ideias e estimular ações e projetos de pesquisadores e criadores do teatro e da literatura que desejem abrir o diálogo entre uma obra já construída, criando outra.

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Biografia do Autor

Edinilson Mota Dias, UFBA

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Jornalista. Diretor de teatro.

Cilene Nascimento Canda, Universidade federal da Bahia

Doutora pelo P´rograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Professora do P´rograma de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

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Publicado

2022-04-21