O CORPO: INSEGURANÇA E INEXPERIÊNCIA EM “AMORES DE UM VENTRÍLOQUO”, DE MOACYR SCLIAR, E “SEXO COM AMOR”, DE ANDRÉ SANT’ANNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/msg.v2i2.10673

Palavras-chave:

Corpo, Masculinidades, Literatura Brasileira, Contos

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar, em dois contos da literatura brasileira, a representação do corpo como canal de manifestação da insegurança e inexperiência masculina. O método de análise é o descritivo analítico baseado em teorias sociais sobre representações masculinas (estudos das masculinidades). Desse modo, a análise dos contos demonstra a afirmação do porte físico dos personagens que trazem, seja pelo excesso ou pela carência da força física, essa insegurança que, em algumas situações, pode se externar em violência como autoafirmação. Como resultado dessa leitura, o corpo é depreendido a partir de representações que trazem a perspectiva de experiência ou inexperiência e pelo desejo de satisfação sexual a partir do corpo alheio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Magno Costa, UNESPAR/UEL

Doutor e mestre em Letras pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Graduado em Letras Português/Inglês pela FAFIPAR (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá) e em História pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Sócio-correspondente da ABRAFIL (Academia Brasileira de Filologia). Professor de Literatura Brasileira pela UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná). Professor de língua inglesa no rede pública de ensino do estado do Paraná.

Referências

BARASCH, Mara. Sexo e afeto no cotidiano dos homens. In: CALDAS, Dario (Org.) Homens. São Paulo: Senac, 1997.
BRUCKNER, Pascal. O paradoxo amoroso: ensaio sobre as metamorfoses da experiência amorosa. 2 ed. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2014
CECCHETTO, Fátima Regina. Violência e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
FERREIRA, Nadiá Paulo. A teoria do amor na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: EDUNESP, 1993.
KIPNIS, Laura. As lidas do amor. In: ______. Contra o amor. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2005.
MACHADO, Lia Zanotta. Masculinidades e violências: Gênero e mal-estar na sociedade contemporânea. In: SCHPUN, Mônica Raísa (Org.). Masculinidades. São Paulo: Boitempo, 2004.
NOLASCO, Sócrates. Um Homem de Verdade. In: CALDAS, Dario (org.). Homens. São Paulo: Senac, 1997.
SANT’ANNA, André. Sexo e amizade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCLIAR, Moacyr. Amores de um ventríloquo. In: ______. Contos Reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-22