Resenha de livro: O Lugar do Saber, de Márcia Wayna Kambeba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n1.p219

Palavras-chave:

Resenha, Márcia Wayna Kambeba, Autoria indígena feminina

Resumo

E O “INDÍGENA” SE PERGUNTA: SEM MATA, ÁGUA, TERRA,
PARA ONDE EU VOU? SE ATÉ MEU SOLO SAGRADO O
“PROGRESSO” TOMOU.
Márcia Wayna Kambeba


Quando se trata da escrita sobre povos indígenas e seu arcabouço intelectual, a autora Márcia Kambeba ocupa seu espaço de forma questionadora e direta. Para onde os indígenas vão, se o progresso tomou suas terras? Essa força está presente em todo livro O lugar do saber, lançado por Márcia Wayna Kambeba em 2020 pela editora Casa Leiria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Lucilene Uhlmann, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB). Linha de pesquisa 1: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida. Orientador: Prof. Dr. José Carlos Felix. Especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2019). Licenciada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atriz pelo SENAC São Paulo - SP (2006). Atuou como coordenadora de divulgação na L&PM Editores (2013-2019). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Contação de Histórias e Teatro; e no Mercado Editorial. Interessa-se em pesquisas nas seguintes áreas: literaturas de língua portuguesa, literatura indígena, literatura de autoria feminina, poéticas orais, performance, contação de histórias, leitura, decolonialidade, representação, mercado editorial.

Elizabete Costa Suzart, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB). Linha de pesquisa 1: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida. Orientador: Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos e coorientação da Profa. Dra. Denise Silva. Mestra em Crítica Cultural pela UNEB (2020), graduada em Letras Lic. Plena com Hab. Port. Literaturas e Lín. Inglesa, pela mesma universidade (1994). Tem experiência na área de hotelaria e turismo, atuando no conceito de ecoturismo na região da Bahia. Dedica-se à pesquisa etnolinguística, junto ao povo Kariri-Xocó de Alagoas. Faz parte do GT Línguas de Sinais Indígenas (DILI/UNESCO). Faz parte do Laboratório de Literaturas e Línguas Indígenas (LALLI/UnB), como aluna convidada da Profa. Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, no Programa de Pós-graduação em Linguística. É participante da Década Internacional das Línguas Indígenas (UNESCO), do Nordeste do Brasil.

Renata Lourenço dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB). Linha de pesquisa 1: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida. Orientador: Prof. Dr. José Carlos Felix. Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista). Pós Graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista). Graduada em Letras (Centro Universitário Internacional – UNINTER). Além de lecionar, pesquisa e atua com comunicação em comunidades tradicionais do Brasil, especialmente no nordeste. Comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas, territórios quilombolas. Foi produtora do Rádio Contos do São Francisco, que registrou histórias da beira do Rios São Francisco. Idealizadora do Espalha Semente, portal que reúne ações e atividades com indígenas, incluindo o Cine Kurumin, primeiro Festival de Cinema Indígena do Brasil. Pesquisa a produção cultural indígena, com destaques para a literatura, o audiovisual, o feminino e o nordeste.

Referências

KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. Disponível em: https://olma.org.br/wp-content/uploads/2020/06/olugardosaber.pdf. Acesso em 22 mai. 2023.

Publicado

2023-11-27

Como Citar

UHLMANN, C. L.; SUZART, E. C.; SANTOS, R. L. dos. Resenha de livro: O Lugar do Saber, de Márcia Wayna Kambeba. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 1, p. 219–230, 2023. DOI: 10.30620/gz.v11n1.p219. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n1p219. Acesso em: 27 abr. 2024.