A tradição oral e seus lugares de encontros, de memórias e afetividades

Autores

  • José Luiz da Silva Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v7n2.p55

Palavras-chave:

Oralidade, Narradores, Memórias, Afetividade

Resumo

Neste texto, apresento aspectos socioculturais e psicoafetivos estabelecidos a partir de um recorte das minhas experiências institucional e profissional, ancoradas na Cultura Popular, em comunidades rurais da região sisaleira da Bahia, mais especificamente na cidade de Santa Luz a 258 km de Salvador. Descrevo um recorte do um conjunto historiográfico dessas experiências narrativas memorialistas, no sentido de ilustrar uma parte destes registros iconográficos e documental disponibilizados pela instituição a qual faço parte. Busco discutir aspectos contextuais contidos nas manifestações de tradição oral, e seus agenciamentos performáticos, para construção mnemônica individual e coletiva e fortalecimento das relações interpessoais. Em especial, também apresento um narrador que é reconhecido em sua comunidade como um fabuloso performer sugerindo um papel de facilitador na efetivação de um lugar comunitário acolhedor na mediação do exercício memorialista, de trocas psicoafetivas, de validação, de resistências e fortalecimento sociocultural.

[Recebido: 22 jun. 2019 – Aceito: 10 ago. 2019]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz da Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Bacharel em Psicologia, mestrando em Critica Cultural do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-DEDC). Membro fundador e Diretor do Instituto Maria Quitéria – Feira de Santana-BA.

Referências

BÂ, Hampaté A. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. História Geral da África. I; metodologia e pré-história da África. São Paulo: UNESCO, 1982, p. 181-218.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão, introdução e notas por Newton Aquiles Von Zuben. 10. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

BOAL, Augusto. A Estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

COSTA, E. S. Narrativas Orais na Contemporaneidade: Conexões e Fissuras. Artigo publicado no livro Modos de ler: oralidades, escritas e mídias, organizado por Verbena Maria Rocha Cordeiro e Elizabeth Gonzaga Lima. Curitiba: Arte & Letra, 2014.

GODOY, R. Memória. In VALLE L. E. L.R. Temas Neuropsicologia e Aprendizagem. 3. ed. Ribeirão Preto: Novo Conceito. 2011.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. SP: Edições Vértice. Editora Revista dos Tribunais, 1990.

IMAQ. Instituto Maria Quitéria. Projeto Expressões Sertanejas. Feira de Santana-Ba., IMAQ, 2005.

IMAQ. Instituto Maria Quitéria. Projeto Griôs Sisaleiros. Feira de Santana-BA: IMAQ, 2007.

IMAQ. Instituto Maria Quitéria. Projeto Recriando e Criando Lendas e Mitos. Feira de Santana-BA: IMAQ, 2007.

IMAQ. Instituto Maria Quitéria. Acervo e Memorial Iconográfico Grupo Rosas Vivas (fotos, vídeos, entrevistas e transcrições de contos, fabulas e histórias) – Cantoria Popular de Mulheres da Comunidade do Rose – Feira de Santana-BA: Selo Cultural Cabeça-de-frade /IMAQ, 2017.

MORENO. J. L. Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.

JUNG. Carl G. A Natureza da Psique. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

LIMA. José Roque Saturnino de. Colono assentado poeta, cordelista e contador de causos. Griô aprendiz, pelo Projeto Griôs Sisaleiros, coordenador de oficinas de ludo-culturais diversas inseridas no acervo cultural no Assentamento do Rose. Entrevista concedida a Edisvânio do Nascimento Pereira. Acervo e Memorial Iconográfico do IMAQ- Instituto Maria: Feira de Santana-Ba, 2017.

REILY, Suzan. Música e a pratica da Memória. Em Revista Música e Cultura no. 9. 2014.

ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

SELIGMAN, M.E.P. Felicidade Autêntica: Usando a Psicologia Positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a "literatura" medieval. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

Publicado

2019-12-17

Como Citar

LIMA, J. L. da S. A tradição oral e seus lugares de encontros, de memórias e afetividades. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 2, p. 55–81, 2019. DOI: 10.30620/gz.v7n2.p55. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/9011. Acesso em: 19 abr. 2024.