Corpo terra, sujeito feminino e resistência pós-colonial: estratégias de resistência na poesia de Maria Alexandre Dáskalos, Odete Semedo e Conceição Lima
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo considerar estratégias de resistência presentes na escrita de três poetisas em contextos pós-coloniais. Partindo da discussão entre gênero e poesia, o trabalho considera alguns poemas de Maria Lexandre Dáskalos, Odete Semedo e Conceição Lima a fim de exemplificar preocupações com a posição da mulher dentro de sociedades pós-coloniais, especialmente ao se analisar as críticas destas poetisas ao cenário político de seus países de origem após o período de independência. Utilizando referenciais teóricos de Edward Said, Lucia Castello Branco, Ruth Silviano Brandão e Vera Queiroz, o trabalho aponta como as poetisas mencionadas se posicionam como sujeitos pós-coloniais que assumem as suas várias identidades, demonstrando como uma preocupação política se constrói também em suas escritas.
Palavras-Chave: Poesia pós-colonial; estratégias de resistência.
Downloads
- Visualizações do Artigo 166
- PDF downloads: 286
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.