Parceria

reflexões sobre damas e cavalheiros no contexto da dança de salão

Autores

  • Elisa de Brito Quintanilha Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v4n2.p109

Palavras-chave:

Dança de salão, Gênero, Criativi­dade

Resumo

O presente artigo conta com reflexões acerca de questões presentes no universo da dança de salão relacionadas a gênero e que podem ser questionadas, e até mesmo, repensadas por pontos de vista capazes de subverter certos conceitos arraigados e propor novas performatividades relacionadas à questões de gênero dentro deste campo. Além disto, o texto propõe a ideia de uma parceria criativa onde as pessoas do condutor e do conduzido possam trabalhar juntos, em pé de igualdade, cada um em sua função e ligado ao outro, em prol de uma dança criativa e original, independente de performatividade de gênero.

[Recebido: 25 fev. 2016 – Aceito: 13 mar. 2016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa de Brito Quintanilha, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em estudos contemporâneos das artes na Universidade Federal Fluminense, especialista em marketing empresarial, bacharel em comunicação social e bacharel em dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou em peças de teatro durante alguns anos, tendo experiência em danças como batontwirling, dança contemporânea e dança de salão, dentre outras experiências mais breves.

Referências

ABREU, Fernanda Ferreira de, A mulher na dança de salão: sociabilidade, ensino e criação. Dissertação de Mestrado, PPGCAUFF, Niterói, Rio de Janeiro, 2011.

ALVES, Andrea Moraes. A dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade, Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.

BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civiliz. Brasileira, 2003.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo, Annablume, 2006.

SALIH, Sara. Judith Butler e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Portal do filme “Tatuagem”: http://www.tatuagemofime.com.br. Acessado em 19 de nov. de 2015.

Portal Dicionário online – Dicionários Michaelis – UOL: http://michaelis.uol.com.br. Acessado em 19 de nov. de 2015.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

QUINTANILHA, E. de B. Parceria: reflexões sobre damas e cavalheiros no contexto da dança de salão. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 2, p. 109–132, 2016. DOI: 10.30620/gz.v4n2.p109. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3343. Acesso em: 28 mar. 2024.