Entre-Lunga e lugar

poder de um corpo encarnado no filme Bacurau

Autores

  • Robério Manoel da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB/CAPES

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p131

Palavras-chave:

Bacurau, Entre-lugar, Lunga

Resumo

Trata-se de uma investigação que estimula reflexões em torno de como as subjetividades não se deixam curvarem e se potencializam em cenas que apresentam o construto de leitura que dissemina a ação de desarmar poderes e saberes colonizados, sujeitos e contextos culturais locais que enunciam a desobediência da logicidade do discurso centralizador. O conceito de entre-lugar que Silviano Santiago (1971) apresenta-nos, desterritorializa e problematiza o local com o global, desde a periferia destruindo os decalques dos saberes, (re)-esteticando a literatura clássica, questionamos então o lugar que o filme Bacurau (2019), de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, através do personagem Lunga “não no modelo estrito do cangaceiro, mas compondo um “tipo” visualmente destacado, tal como outras figuras mobilizadas na luta” (Mendonça Filho, 2020, p.37). É a partir das devidas considerações que irei abordar o sentido de Entre-Lunga e Lugar.

[Recebido: 4 out. 2021 – Aceito: 25 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Manoel da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/CAPES

Mestrando em Crítica Cultural e Graduado em Ciências Contábeis ambos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Licenciando em Pedagogia e Pós-Graduando em Psicopedagogia Escolar pela UNINASSAU. Especialista em Controladoria e Auditoria Contábil pela Universidade Tiradentes – UNIT. Bolsista no programa de amparo a pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador do GT Linguagem e Crítica Cultural do Departamento de Linguística, Literatura e Artes Dellartes (UNEB). Lida com as seguintes Linhas de Pesquisa: Pensamento, Produções de Subjetividades e Identidades Latino-americanas através dos Estudos Decoloniais associado aos Estudos Culturais, Crítica Pós-Colonialistas, Estudos Subalternos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Uma biopolítica menor. Disponível em: http://golosinacanibal.Blogsport.com/2010/10/uma-biopolitica-menor-entrevista-com-html.

AGAMBEN, Giorgio. As relações de poder passam para o interior dos corpos. O Sujeito e o poder. Michel Foucault, uma Entrevista: Sexo, Poder e a Política da Identidade. In: Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Ditos e Escritos IX. Organizador Manoel Barros da Motta. Trad. Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p. 35-43; 118-140; 249-263.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BACURAU. Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles. Pernambuco: Vitrine Filmes, 2019.

BUTLER, Judith. Um relato de si. In: Relatar a si mesmo. Crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Posfácio Vladimir Safatle. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 13-55.

BUTLER, Judith. Críticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 55 a 81.

FOUCAULT, Michel. A ética do Cuidado de Si como Prática da Liberdade. Uma Estética da Existência. In: Michel Foucault. Ética, Sexualidade, Política. Ditos e Escritos V. Organização e Seleção de Textos: Manoel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-293.

GAMSON, Joshua. Deben autodestruirse los movimientos identitarios? Un extraño dilema. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002. p. 141-172.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Subjetividade e História. Políticas. In: Micropolítica. Cartografias do desejo. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000, p. 25-61 / p. 127-152.

HALL, Stuart. A identidade na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva e Guacira Louro. 12. ed. Rio de Janeiro: Editora Lamparina.

LAURETIS, Teresa De. A tecnologia do gênero. Trad. Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.

LOPES, Denílson. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor – Aquarius – Bacurau. São Paulo: Cia das Letras, 2020, p. 30-37.

MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia. Por uma Razão Decolonial: desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna. Civitas. Porto Alegre. V. 14, n. 1, jan-abr de 2014.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-latino americano (1971) em Uma literatura nos trópicos. Ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1978.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente – contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática, Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza. Descolonizar o saber e o poder. [Entrevista concedida a Outras Palavras – Jornalismo de Profundidade e Pós-Capitalismo]. Online, 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/descolonizar-o-saber-e-o-poder. Acesso em: 4 maio. 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução: para ampliar o cânone da produção. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2005. p. 23-32.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

SILVA, R. M. da. Entre-Lunga e lugar: poder de um corpo encarnado no filme Bacurau. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 131–147, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p131. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12954. Acesso em: 28 mar. 2024.