“Ilha das Lágrimas”

uma transgressão dos padrões hegemônicos de masculinidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p281

Palavras-chave:

Gênero, Literatura infantil, Masculinidade

Resumo

O presente texto analisa o caráter social da construção das identidades de gênero e sexuais, e como o pensamento hegemônico cria padrões para a sociedade e limita as vivências das pessoas. Dentro dessas limitações analisamos a masculinidade hegemônica que determina que para ser um “homem de verdade” é preciso ser e agir dentro de um modelo, e assim, com ajuda de Connell (2013), Finco (2010;2012), Louro (2000), Miskolci (2012), Santos (2020) e Saffioti (2012), buscamos compreender as consequências deste pensamento conservador, pautado no binarismo de gênero masculino/feminino, dentro das instituições de ensino, tendo em vista as crianças e, mais especificamente,  os meninos e suas subjetividades. Por fim, trazemos como possibilidade de prática pedagógica o livro infantil Ilha das Lágrimas, que busca por masculinidades positivas e revela que é possível meninos e homens sentirem e expressarem suas emoções e seus sentimentos.

[Recebido: 30 set. 2021 – Aceito: 28 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Pereira Rabelo, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membra do Grupo de Pesquisa Laroyê – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras, UNIFESP. É Bolsista do Programa Residência Pedagógica, com o projeto: "Contexto e práticas de alfabetização e letramento: a ação docente em foco". Atuou como Coordenadora do Centro Acadêmico de Pedagogia (UFLA) – Gestão Ágatha (2020).

Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e é doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus de Araraquara (2016). É professora adjunta da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (FAELCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental (PPGECA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural; produção do fracasso escolar; patologização da vida escolar; educação para a diversidade. É membro do Grupo de Estudos em Psicologia Concreta (GEPCO) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta (NUPSICO).

Referências

CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, v. 21, p. 241-282, 2013.

DESLANDES, Keila. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay: pânicos morais sem fronteiras e formação do campo político e educacional antigênero no Brasil da virada do século XX. In: VIANNA, Cláudia; CARVALHO, Marília (Org.). Gênero e educação: 20 anos construindo o conhecimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 73-80. ISBN 978-85-513-0796-0.

FINCO, Daniela. Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância. Revista Gênero, v. 12, n. 2, 2012.

FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2019, 9. ed.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SANTOS, Luan Menezes. “Fale como homem!”: a masculinidade no ambiente escolar. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Bahia, p. 18. 2020.

SAFFIOTI, Heileieth Iara Bongiovani. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.

XAVIER, Rodrigo Romão. Ilha das Lágrimas. Ilustração: Lu Bicalho. Curitiba: Caqui, 2020.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

RABELO, M. P.; BULHÕES, L. F. S. S. “Ilha das Lágrimas”: uma transgressão dos padrões hegemônicos de masculinidade. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 281–300, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p281. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12923. Acesso em: 16 abr. 2024.